SP ganha nova modalidade de cooperativa de crédito
Estimular a formação de cooperativas de crédito regionais é a nova estratégia do Sicoob Central Cecresp. Diferentemente das cooperativas tradicionais, que só podem aceitar associados de uma localidade preestabelecida no plano aprovado pelo Banco Central, as regionais poderão atender de 15 a 20 municípios vizinhos à sua sede.
As vantagens de uma cooperativa regional são o ganho em escala e a redução de custos, uma vez que a estrutura é mais enxuta e a análise do Banco Central é feita uma única vez, na autorização de funcionamento da sede. “As cooperativas regionais fortalecerão o cooperativismo de crédito pela divulgação do sistema em um maior número de cidades e garantirão mais segurança aos próprios cooperados pela estrutura mais forte”, explica Manoel Messias da Silva, presidente da Central.
Para viabilizar a iniciativa, o Sicoob Central Cecresp está firmando acordos operacionais com as associações regionais da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo). Cinco já saíram do papel – Baixada Santista, Sorocaba, Araçatuba, Ribeirão Preto e Marília. As novas cooperativas terão capacidade para atender empresários de mais de 95 municípios paulistas. O Sicoob Cooperac, por exemplo, tem sede em Ribeirão Preto e atenderá empresários de 17 cidades da região. A cooperativa é a primeira cooperativa do Brasil desta modalidade e abre as portas no dia 09/08.
Segundo Messias, para atender as cooperativas regionais, que abrangerão empresários de diversas cidades, em 2007, serão criados Postos de Atendimento Cooperativo (PACs), de estruturas menores, viabilizadas com até R$30 mil de investimento.“Os PACs não dependem da aprovação do Banco Central e funcionam como postos avançados de atendimento, o que resolve o problema da distância entre a sede da cooperativa e os cooperados”, explica Messias. (Fonte: Ocesp)
"