cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS

Sistema Ocesp e Unimeds desenvolvem programa de humanização da saúde

"

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de São Paulo (Sescoop/SP), em parceria com as Unimeds Sorocaba, Limeira e Franca, criou o Programa de Atendimento Integrado. A iniciativa tem o objetivo de promover a humanização da saúde e integrar as ações para melhor atender clientes e pacientes.

O programa foi iniciado nesta terça-feira (29/9), em Sorocaba (SP), e beneficiará 2.100 colaboradores da três Unimeds, envolvidos direta ou indiretamente no atendimento aos pacientes e seus familiares.

“O objetivo é aprimorar a capacidade dos profissionais de saúde para compreender demandas e expectativas dos pacientes”, diz Lajyarea Barros, técnica especializada no ramo saúde do Sescoop/SP. O superintendente do Sescoop/SP, Aramis Moutinho Jr., também participou da abertura do curso.

Na palestra de abertura foram capacitados colaboradores que atuam em áreas de suporte administrativo, como lavanderia, manutenção e limpeza. “Foi uma palestra muito esclarecedora, divertida e inteligente. Sempre aprendo muito nestes momentos”, frisa a colaboradora Ariadne.

Próximas etapas - As próximas etapas serão direcionadas a profissionais que trabalham em áreas administrativas, como enfermagem, recepção e atendimento ao cliente. A carga horária dos treinamentos varia de acordo com o nível de relacionamento dos colaboradores com os pacientes e familiares.

Conceitos – Humanização em saúde diz respeito ao resgate ao respeito à vida humana, levando-se em conta as circunstâncias sociais, éticas, educacionais e psíquicas presentes em todo relacionamento humano. O conceito também ressalta a importância dos aspectos emocionais, indissociáveis dos aspectos físicos, na intervenção em saúde. “O profissional de saúde deve valorizar os sentimentos despertados na sua prática diária e incorporá-los como instrumentos valiosos no atendimento à saúde”, explica Lajyarea.

O público-alvo do programa são todos os colaboradores das Unimeds parceiras e a carga horária varia de acordo com o grau de relacionamento com o cliente. O conteúdo programático prevê o tratamento dos seguintes temas: Impacto da Hospitalização; Reações emocionais do paciente frente à hospitalização; O que é humanização; Como melhorar o atendimento; Relação interpessoal; Importância da atividade desempenhada pelo colaborador; Relações interpessoais entre colaboradores de diferentes atividades; Relações interpessoais com pacientes; O que evitar e o que o que fazer. (Fonte: Sescoop/SP)

"

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.