Sicoob Crediauc distribui R$ 1,1 milhão aos associados
O Sicoob Crediauc decidiu alterar o Estatuto da cooperativa, aumentando de sete para nove o número de membros do Conselho de Administração. Também foi aprovado que a devolução parcial de capital social aos associados com mais de 65 anos, será cumulado com 15 anos de associação. A decisão ocorreu em Assembleia Geral Extraordinária, realizada logo após a Assembleia Ordinária, no dia 12 de fevereiro de 2010. Assinaram a lista de presença 2.918 associados.
Segundo o presidente da cooperativa, João Rech Netto, a devolução de capital aos associados "foi a forma que o Conselho de Administração encontrou para premiar aqueles associados que acreditaram na cooperativa desde o seu início". Por isso, "quando captamos um novo associado, dizemos que o capital social é uma forma de poupança, de investimento, e consideramos importante que aquele que poupou, possa dele usufruir ainda em vida". Para o presidente, o reflexo dessa medida junto ao quadro social "está sendo extremamente positivo, superando nossas expectativas".
Os associados receberão 80% do capital social integralizado, sendo 50% à vista, logo após aprovação pelo Conselho de Administração, e o restante em três parcelas anuais de 10% cada.
A Assembleia Geral Ordinária aprovou as contas do exercício de 2009 e definiu o critério de distribuição das sobras (lucro), no valor de R$ 1.113.109,13, integralizado para cada associado, sendo 33,33% sobre juros pagos; 33,33% sobre saldo médio em conta corrente e 33,34% sobre aplicações financeiras. (Sicoob Central SC com informações do Sicoob Crediauc).