Sescoop/RS ministra aula sobre cooperativismo para jovens da Sulgás
Uma turma formada por 18 alunos da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), que fazem do Projeto Pescar, visitou o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, na semana passada. Os alunos assistiram a uma aula sobre cooperativismo ministrada pelo técnico do Sescoop/RS, Paulo Vianna. Eles foram recebidos pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que explicou a importância de fazer parte de uma cooperativa. “As cooperativas não têm um dono, todos participam. O cooperativismo é uma alternativa para que pessoas se entendam, confiem umas nas outras e se ajudem”, afirmou.
O grupo conheceu os conceitos básicos de associativismo e cooperativismo, além dos procedimentos necessários para a criação de uma cooperativa. Para a orientadora da unidade Sulgás do Projeto Pescar, Sheila Caroline Saviczki, o cooperativismo se enquadra na realidade dos jovens. "Nós inserimos a disciplina para apresentar a eles mais uma opção, como a criação de uma cooperativa de Trabalho”, ressaltou.
Projeto Pescar - É um programa social que funciona em forma de franquias, por meio da Fundação Projeto Pescar, criada em 1995. A Fundação é uma instituição sem fins lucrativos que tem como atividade principal sensibilizar e envolver organizações no resgate da cidadania e na preparação de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Os participantes da unidade Sulgás têm de 16 a 19 anos e assistem às aulas todas as manhãs. Além de serem capacitados no curso Iniciação Profissional na área do Gás Natural, os alunos recebem lanche, uniforme, seguro de vida e cesta básica. As aulas são ministradas por voluntários internos e externos – funcionários e empresas parceiras. O curso iniciou em março e termina em dezembro.