Projeto de educação ambiental do Sescoop/SP beneficiou 2 mil alunos
Mais de 2 mil crianças participaram das ações realizadas pela unidade estadual de São Paulo do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SP). Elas tiveram como objetivo comemorar o mês do Meio Ambiente em escolas públicas de Votuporanga e Franca. Trata-se do projeto "Brincar e Reciclar é Cooperar".
Iniciativa do núcleo de saúde e meio ambiente do Sescoop/SP, o projeto levou a quatro escolas, duas em cada cidade, o espetáculo teatral “Destruir não. Preservar é a solução!” e oficina de construção de brinquedos a partir de materiais recicláveis.
“Nas duas cidades o projeto-piloto teve uma ótima aceitação, tanto dos educadores quanto dos alunos. A partir desses resultados, vamos planejar outras edições do projeto em escolas cooperativas e procurar ampliar o número de alunos atendidos no próximo ano”, comenta a técnica do Sescoop/SP, Cristiane Claro.
Semana do cooperativismo - Em comemoração à semana do cooperativismo, o projeto terá mais uma edição, desta vez em São Paulo, na sede do Sistema Ocesp/Sescoop-SP. Programada para o dia cinco de julho, a atividade será aberta à comunidade e deve envolver crianças de escolas públicas e demais instituições sociais da Bela Vista, bairro onde o Sistema está instalado.
O projeto "Brincar e Reciclar é Cooperar" busca promover a educação ambiental ao sensibilizar e conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem como uma prática para a preservação do meio ambiente, por meio de peças teatrais e oficinas relacionadas ao tema. Em Votuporanga, cerca de 600 alunos assistiram à peça e, na cidade de Franca, outros 1400 estudantes.
Nas duas cidades onde o projeto de educação ambiental foi realizado o Sescoop/SP desenvolve também o programa Cooperjovem, que capacita professores para utilizar conceitos de cooperação e informações sobre o cooperativismo na sala de aula. O trabalho envolve secretarias de educação dos municípios e cooperativas locais. (Fonte: Sescoop/SP)