Programa de preparação à aposentadoria orienta colaboradores da Certel
As empresas normalmente colocam grande foco no seu processo de recrutamento e seleção de profissionais. Métodos arrojados e inovadores, testes, simulações e análises de perfil tentam aumentar ao máximo a eficácia desse trabalho, buscando atrair o melhor talento. Mas existe o outro lado da moeda. Enquanto alguns entram na empresa, outros gradativamente precisam ou querem deixá-la.
Por enquanto, poucas organizações se preocupam em estruturar este processo. Ele se reveste de importância ainda maior, pois mostra aos que ingressam na empresa como serão tratados no momento em que desejarem sair. É o momento da aposentadoria, quando o colaborador efetivamente para de trabalhar. Este é um dos momentos em que a empresa realmente mostra seu grau de humanidade. É quando o discurso de que o “colaborador é o maior patrimônio” é colocado em cheque.
Há mais de cinco anos, a Certel desenvolve o programa “Experiência e Sabedoria em Ação”, com foco na preparação à aposentadoria. São convidados para o grupo colaboradores que estejam a menos de cinco anos das condições ideais de aposentadoria. Além disso, participações voluntárias de colaboradores mais jovens, mediante avaliação, também são permitidas.
No grupo, são desenvolvidos projetos de educação financeira, saúde, nutrição, atividades físicas, psicológicas e culturais, entre outros temas de interesse do grupo. Também há o suporte do Plano de Previdência Complementar da empresa, que é um dos fatores que auxilia no planejamento de saída do colaborador. “Este planejamento é realizado individualmente pelos integrantes e negociado com a empresa”, salienta a coordenadora do projeto, psicóloga Sandra Wink.
(Fonte: Certel)