Programa da Ocemg organiza produtores de queijo
Os produtores são cadastrados junto ao IMA após a adequação da queijaria às normas sanitárias previstas na legislação, passam por curso de capacitação de Boas Práticas Agropecuárias (BPA’s), ministrado pela Emater, recebem assistência da Entidade e acompanhamento dos fiscais do IMA para a produção e comercialização de seus produtos.
Além do apoio institucional, o Sistema Ocemg/Sescoop-MG participa da organização de oficinas de capacitação quanto ao processo adequado de fabricação do queijo artesanal para produtores cooperativistas das regiões do Serro, Serra da Canastra e Serra do Salitre. Um dos principais desafios do projeto é valorizar o produto e manter o pequeno produtor de leite no campo. É necessário que todos os produtores participem do Programa e que os consumidores exijam a certificação que confirma a qualidade e segurança alimentar do produto.
A legislação federal só permite a comercialização do queijo artesanal cadastrado dentro do Estado de Minas Gerais. Para o restante do País é necessário que o produto seja aprovado pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) – órgão do Ministério da Agricultura. (Fonte: Ocemg)
"