Programa da Cocamar deve elevar a produtividade do café
O programa visa capacitar os produtores por meio de atividades como assistência técnica coletiva, instalação de campos demonstrativos e tornar viável a produção de mudas.
Segundo o engenheiro agrônomo José Roberto Gomes, gerente do Departamento Técnico da cooperativa, a média de produtividade obtida pelos cafeicultores na região da Cocamar é de 15 sacas por hectare. Ele informa que 2% dos produtores encontram-se na faixa de alta tecnologia, colhendo acima de 50 sacas/hectare, enquanto 20% situam-se na faixa de médio nível tecnológico, obtendo acima de 30 sacas/hectare. Oito por cento colhem sete sacas por hectare, em média.
O objetivo do programa é dobrar a produtividade média dos cafezais até 2011, passando para 30 sacas por hectare na região da cooperativa. Com isso, segundo Gomes, será possível saltar de 2% para 17% a participação de produtores com alta tecnologia e de 30% para 50% os de média tecnologia. O gerente acredita que haverá um estímulo em relação ao crescimento da área cultivada da ordem de 5% ao ano, o que se refletirá também no maior volume de recebimento por parte da cooperativa. (Fonte: Cocamar)
"