Procura por registro na Ocesp já supera 2005
Nos oito primeiros meses deste ano, a equipe do Sistema Ocesp/Sescoop-SP realizaram visitas técnicas a 75 cooperativas que solicitaram registro na organização. O número de visitas supera o total realizado ao longo dos 12 meses de 2005, quando 73 empreendimentos foram visitados.
Os dados são do departamento de Assessoria e Consultoria, responsável por avaliar os pedidos de registro de cooperativas, tanto em relação à documentação (atos constitutivos) quanto à gestão do empreendimento. Ao final da análise, algumas cooperativas recebem o registro provisório na Ocesp e outras uma carta recomendando adequações.
"Durante todo o processo temos como parâmetros a legislação e os princípios cooperativistas. Nossa intenção não é punir as cooperativas e sim garantir a autogestão. Para isso sempre oferecemos orientação aos gestores", ressalta a técnica Andréa Maia. Seguindo a tendência dos últimos anos, a maior parte das verificações técnicas foi realizada em cooperativas do ramo trabalho (31), seguidas pelo ramo saúde (11), habitacional (8) e transporte (8).
Mais pedidos em 2006 - De janeiro a agosto, a Ocesp já protocolou 88 pedidos de registro, mesmo número de solicitações registradas ao longo de todo ano de 2005. A maior demanda neste ano, entretanto, não tem como resultado maior entrega de certificados. Foram 47 novos registros na Ocesp neste ano, ao passo que no ano passado foram 61. "Estes dados revelam que há critérios que visam a balizar o correto funcionamento das cooperativas. Muitas vezes a cooperativa leva um tempo maior para conseguir o registro porque precisa adequar uma série de questões, como a definição da atividade econômica, por exemplo", diz Andréa. (Fonte: Ocesp)
"