Plantio de árvores próximo à rede elétrica exige atenção
Árvores próximas à rede elétrica podem oferecer risco ao fornecimento de energia. A avaliação foi do responsável pelo setor de meio ambiente da Cooperativa Regional de Eletrificação Teutônia (RS) (Certel), engenheiro agrônomo Ricardo Jasper. No inicio deste mês fortes chuvas e ventos atingiram o Estado do Rio Grande do Sul e diversas cidades tiveram seu abastecimento de energia interrompido, devido ao contato de galhos e à queda de árvores na rede elétrica.
Conforme Ricardo Jasper, mais de 90% dos casos de interrupção do fornecimento, que afetou cerca de 18 mil associados da cooperativa, foram causados por esta aproximação. “Isso nos preocupa, em função de todo um trabalho que a Certel tem efetuado ao longo dos anos, estimulando os associados a pensarem na sua responsabilidade de manter as faixas de domínio das redes de distribuição de energia livres da vegetação. Reforçamos o pedido de que o associado seja nosso parceiro nesse sentido”, observa.
Jasper frisa que as áreas de 10 metros da faixa de domínio muitas vezes são insuficientes diante do porte de árvores como acácia-negra ou eucalipto que, com o vento, alcançam a rede e geram problemas. “Para essas áreas, sugerimos sempre vegetação de pequeno porte, que é perfeitamente compatível com a rede por não gerar nenhum tipo de conflito”, orienta. O alerta vale também para a garantia de segurança das pessoas, que acidentalmente podem tocar ou pisar em fios elétricos caídos no chão e morrer. (Fonte: Certel)
"