Ocesp discute seguro agrícola com Banco do Brasil
Nesta terça-feira, 10/10, o presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande, reuniu-se com representantes do setor de agronegócios do Banco do Brasil para tratar do assunto. Também estavam presentes à reunião, realizada na sede da Ocesp, os superintendentes do Sistema Ocesp/Sescoop-SP Aramis Moutinho Jr. (operacional), Fernanda Juvêncio (técnica) e José Henrique Galhardo (institucional) e Evaristo Machado Netto, ex-presidente da Ocesp e diretor da Carol (Cooperativa dos Agricultores da Região de Orlândia).
O banco e a Ocesp estudam conteúdos para um termo de compromisso, que teria os produtores das cooperativas paulistas como beneficiários. "A reformulação do seguro rural teve avanços significativos para esta safra. Vamos estudar algum acordo com o Banco do Brasil para benefíciar nossas cooperativas regulares. Entre os pontos positivos do produto apresentado na reunião estão a eliminação de carência e maior subvenção do prêmio por parte do Estado e da União. Devemos ter alguma novidade para as cooperativas durante a Fenacoop", adianta Aramis.
Para esta safra, o Ministério da Agricultura disponibilizou R$ 61 milhões para subsidiar o seguro agrícola. Outras medidas importantes para estimular o crescimento do mecanismo no Brasil são a abertura do mercado de resseguros no país, cujo projeto está em tramitação no Congresso Nacional em caráter de urgência, e a criação do fundo de catástrofe, que dará suporte às empresas do setor para aumentarem a oferta. (Fonte: Ocesp)