Ocesc tem atuação sindical
Desde 2008, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) discute e formaliza acordo e convenções coletivas de trabalho com as categoriais profissionais que atuam em cooperativas. As 255 unidades filiadas à Ocesc empregam 30 mil trabalhadores de mais de 40 categorias.
O superintendente Geci Pungan explica que a Ocesc está autorizada a operar também como sindicato das cooperativas há mais de 10 anos, entretanto, até 2007, limitou-se a discutir as relações de trabalho de apenas quatro categorias - engenheiros agrônomos, médicos veterinários, técnicos agrícolas e zootecnistas). Em 2008 ampliou o atendimento para as demais categorias profissionais.
A Ocesc orienta as cooperativas em como proceder nessa área. Elas são instruídas a mudar o destino da contribuição sindical para contribuir com a organização. Em contrapartida a Ocesc presta serviços jurídicos como legítima representante das cooperativas nas negociações dos acordos coletivos e dissídios trabalhistas que envolvem cooperativas e seus funcionários.
“Essa mudança pode significar melhor relação nos acertos entre empresas e empregados, pois as cooperativas têm conceito diferenciado das demais empresas, entre patrão e empregados e o entendimento fica mais facilitado entre as partes”, explica Pungan.
O presidente Marcos Antônio Zordan expõe que a Ocesc vem, gradativamente, aumentado sua participação, em nome de suas cooperativas, nas negociações trabalhistas que se realizam com os Sindicatos de trabalhadores das mais diversas áreas. Em 1980 formalizou convenções coletivas com 12 diferentes categorias profissionais de trabalhadores em cooperativas. A expectativa, em 2009, é efetivar convenções com mais de 20 sindicatos.
Neste ano foi deferido o registro da Federação dos Trabalhadores de Cooperativas (Fenatracoop), entidade sindical de segundo grau que será a interlocutora dos trabalhadores nas futuras negociações trabalhistas.
“Precisamos conhecer desde já detalhes de ordem legal e social sobre as futuras demandas que venham ser formuladas para, ouvidas as cooperativas, exercer o papel de interlocutores da parte patronal em novas convenções que venham ser realizadas”, expõe Pungan.
Assembleia - A Ocesc participa da Federação de Cooperativas e Sindicatos (Fecoop), da qual também fazem parte os sindicatos e Organização de Cooperativas do Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Alagoas. É uma entidade de segundo grau que coordena todas as atividades sindicais patronais de entidades cooperativistas.
Essa Federação promoverá assembleia geral nesta quinta-feira (14), em Florianópolis (SC), a partir de 9 h, para discutir prestação de contas de 2008, planejamento estratégico das atividades sindicais patronais para 2009, capacitação de colaboradores e assessores jurídicos dos Sindicatos estaduais e pauta apresentada pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Cooperativas (Fenatracoop). (Fonte: Ocesc)
"