cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS

Ocepar propõe ao Mapa a adoção de medidas para garantir renda rural

""O objetivo é iniciar a implementação de um Programa de Garantia de Renda que permita superar os períodos de crises que se repetem ciclicamente na agropecuária", afirma Koslovski. A entrega do documento foi realizada na sede da Ocepar, durante reunião da diretoria. Além da presença do ministro, a reunião contou com a participação de dezenas de presidentes de cooperativas paranaenses.

Integração - Ao comentar sobre sua presença no encontro, o ministro Stephanes ressaltou que é importante buscar a integração entre o ministério e os produtores cooperados. "São as cooperativas que efetivamente produzem e comercializam, e são elas que conseguem transmitir melhor ao ministro o que precisam. Recebemos hoje (segunda-feira) uma pauta de assuntos do interesse do produtor e das cooperativas. Vamos analisá-la e, possivelmente, iremos incorporar muitos dos itens sugeridos ao plano safra deste ano", disse.

Seguro de produção - As propostas apresentadas ao ministro foram elaboradas pela Ocepar e contemplam, entre outros pontos, o aprimoramento do seguro rural. A justificativa é que, apesar dos avanços obtidos com a Lei n. 10.823, de 19/12/2003, que dispõe sobre a subvenção econômica ao Prêmio do Seguro Rural e também do Decreto n.º 5.121, de 29/06/2004, que regulamenta a referida lei, o seguro rural ainda precisa de alguns ajustes para aumentar sua efetividade.
"Nossa proposta é que sejam alocados, pelo menos, R$ 400 milhões para a subvenção ao prêmio, objetivando atender cerca de 20% da produção agropecuária nacional", explica o dirigente cooperativista.

Guias de transporte de leite cru em pauta
Aproveitando a presença do ministro Stephanes em Curitiba (PR), o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, entregou na segunda-feira (10/03) um ofício solicitando a liberação da apresentação de Guias de Trânsito para o transporte de leite cru refrigerado e leite concentrado resfriado padronizado entre estabelecimentos SIF. O objetivo é agilizar o transporte do produto.

 "O leite é um produto altamente perecível. Devido a esta característica, a remessa do seu local de produção ao local de industrialização deve ser feita imediatamente após a entrega, inclusive nos finais de semana e feriados. A agilidade no manuseio e no transporte, portanto, é necessária para que sejam mantidas as propriedades do produto e a qualidade do leite e seus derivados ao consumidor final", justifica Koslovski. (Fonte: Ocepar)"

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.