Ocemg publica guia sobre queijo minas artesanal
O Sistema Ocemg/Sescoop-MG publicou um Guia Técnico para a Implantação de Boas Práticas de Fabricação em Unidades de Produção do Queijo Minas Artesanal. O objetivo é oferecer para o produtor orientações técnicas sobre as Boas Práticas de Fabricação (BPF’s).
As BPF’s garantem a certificação de origem do produto, segurança alimentar e fidelização do consumidor, gerando emprego e renda, além de contribuir para a redução do êxodo rural. A elaboração do guia é um dos resultados alcançados com o projeto Queijo Minas Artesanal realizado desde 2006. O projeto prevê o acompanhamento da produção do queijo minas artesanal, cujos objetivos são garantir segurança alimentar do produto ao consumidor e cadastrar os produtores de acordo com as exigências da Lei nº 15.185/02.
O guia contém informações sobre controle sanitário do rebanho, projetos de construção e instalações de uma queijaria, higiene do leite, processos de produção, equipamentos e utensílios, controle integrado de pragas, entre outros assuntos que contribuem para a melhoria da qualidade do queijo. A iniciativa tem a parceria da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.