NOTÍCIAS
Ministro lança em Piracicaba Plano Nacional de Agroenergia
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, vai lançar no Campus da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba (SP), no próximo dia 14, o Plano Nacional de Agroenergia. Também deverão participar da cerimônia os ministros da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e das Minas e Energia, Silas Rondeau. O projeto será apresentado pelo presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Silvio Crestana.
Elaborado pela Embrapa, o plano tem como objetivo incentivar a produção de biocombustíveis, derivados de oleaginosas como mamona, girassol, palma e soja, além de cana-de-açúcar e outras fontes de energia, como o biogás, resíduos agropecuários e florestais, entre outros.
A idéia é atrair a iniciativa privada para o fomento à pesquisa e, por meio do consórcio, reunir segmentos com interesse nos combustíveis alternativos, como a indústria de petróleo e automobilística. A partir de 2008, será obrigatório o uso de 2% de biodiesel no diesel. O percentual representa quase 1 bilhão de litros de biodiesel por ano. Segundo o ministro Roberto Rodrigues, o biodiesel ganha em todo o mundo uma dimensão cada vez mais relevante. “Alemanha e França já trabalham com volumes significativos. A Alemanha, por exemplo, produz quase 1,2 bilhão de litros”, afirmou.
Rodrigues destacou o aspecto social do uso do biodiesel e citou o exemplo da mamona no semi-árido nordestino. Mas ressaltou que a grande alternativa, no caso brasileiro, no curto prazo, será o biodiesel por meio da soja. A expectativa de ação social, a oferta de soja e o preço recorde histórico do petróleo são fatores destacados pelo ministro que devem impulsionar o biodiesel.