NOTÍCIAS
Imunização contra aftosa no Paraná já supera 90%
Ao completar este mês 10 anos sem incidência de febre aftosa, o estado do Paraná já contabiliza mais de 90% de cobertura vacinal na campanha que se encerrou dia 20 último. Segundo o diretor do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Felisberto Queiroz Baptista, a imunização deve alcançar 100% do rebanho estadual de 10 milhões e 300 mil cabeças de bovinos e bubalinos, dia 30, quando expira o prazo dos pecuaristas para confirmação da vacina.
Para Felisberto, a excelência dos resultados se deve a parceria firmada entre os setores público e privado para o combate à doença. Além do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Secretaria de Agricultura do Paraná, participam da campanha as secretarias de Saúde, Fazenda e outras 35 entidades privadas, representativas dos diversos elos da cadeia produtiva da carne bovina.
O diretor do Departamento de Sanidade Animal lembra, ainda, que o Paraná conta com uma rede de 20 unidades regionais de defesa, 123 escritórios locais e mais de 80 subunidades que garantem a cobertura dos 399 municípios.Vacinando desde 1972, o estado obteve, em maio de 2002, o reconhecimento de área livre, com vacinação pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), o que lhe garante a condição de exportador de carne bovina para os mais exigentes mercados mundiais.