Goiânia ganha a segunda fábrica da Itambé
Goiânia ganha a segunda fábrica da Itambé
Com grande destaque na produção leiteira do país, Goiânia foi escolhida pela Itambé para ganhar mais uma fábrica voltada à produção de leite condensado e creme de leite, dois produtos importantes da linha de laticínios. A Itambé está presente em Goiânia desde 1982, quando inaugurou a primeira unidade no Estado para produção de leite em pó, leite pasteurizado e manteiga. Hoje, os novos investimentos no mercado local somam R$100 milhões. A inauguração oficial acontece nesta sexta-feira (23/3) em Goiânia, em um café da manhã, que contará com presença do governador do estado Marconi Perillo .
Com área total de 60 mil m², sendo 10 mil m² de área construída, a nova fábrica tem capacidade para processar 500 mil litros de leite por dia para produção de 260 toneladas de leite condensado e 40 toneladas de creme de leite. A produção é destinada aos mercados interno e externo. No Brasil, o maior comprador tem sido o Estado de São Paulo, e, no mercado externo, o leite condensado e o creme de leite Itambé já fazem parte do cardápio da população de países como Angola, Antilhas Holandesas, Argélia, Bahamas, Belize, Bolívia, Camarões, Chile, Congo, Costa do Marfim, Estados Unidos, Gabão, Granada, Guiné Equatorial, Haiti, Honduras, Mali, Paraguai, Peru, República Centro Africana, Suriname, Trinidad Tobago, Tunísia e Venezuela.
A unidade produz as próprias embalagens, com capacidade para fabricação de 600 latas por minuto. Para colocar a fábrica em funcionamento, o consumo diário de energia é de 7.000 KW/h e de 15 mil quilos de óleo BPF para a geração de vapor. A expectativa, quando a fábrica atingir a capacidade máxima de produção, é de um faturamento anual de R$ 300 milhões, com geração de 120 empregos diretos e aproximadamente 10 mil indiretos, considerando toda a cadeia produtiva envolvida.
"