cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS

Encontro fortalece a rede do Turismo Rural Cooperativo


Mais uma etapa na construção da rede de organizações que compõem o Programa Turismo Rural Cooperativo foi cumprida nesta quinta-feira (2/2). Durante encontro na sede do Sescoop/SP, os participantes assumiram compromissos e estabeleceram prazos para a execução das tarefas que visam a consolidar o Circuito das Frutas, na região de Campinas, como uma opção de turismo para o Estado de São Paulo.

"Precisamos remar todos para o mesmo lado e conquistar credibilidade para o programa. Por meio da soma das diferentes experiências das organizações envolvidas, pretendemos tornar o Circuito das Frutas um produto turístico viável e atraente", resume Enzo Arns, que além de coordenar o programa pelo Sescoop/SP atua no Ministério do Turismo.

A gerente de promoção social do Sescoop/SP, Ilana Goldstein, enxerga evolução na integração dos diversos atores sociais. "Há dois anos iniciamos este programa com o objetivo de concretizar uma rede de cooperação. Após várias etapas de capacitação, podemos verificar um maior compromisso de todos. Além de capacitar os produtores rurais para atender o turista, sabemos que é fundamental envolver o poder público e as outras organizações que atuam nesta área", salienta Ilana.

O presidente da Associação de Turismo Rural do Circuito das Frutas, José Luiz Rizzato, acredita que o programa é uma ferramenta fundamental para impulsionar a geração de renda alternativa na região. "Até agora tivemos ações isoladas e boas intenções, mas nenhuma ação articulada. Acredito que poderemos ter muitos avanços a partir deste programa", espera Rizzato.

Objetivos - O Turismo Rural Cooperativo tem por objetivo proporcionar uma fonte de renda alternativa para os produtores, fortalecendo a identidade rural, fomentando a cooperação e a formação de redes entre entidades, poderes públicos e, sobretudo, entre os próprios proprietários. Fazem parte do Circuito as cidades de Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinú, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. Entre as estratégias de promoção do roteiro, o Sescoop/SP deve elaborar, ainda este ano, um Guia Turístico do Circuito das Frutas. "Será uma publicação dirigida a agências de turismo, prefeituras, hotéis e pousadas, com informações completas sobre as propriedades que compõem o circuito", adianta Enzo. Para saber mais sobre os roteiros existentes: www.circuitodasfrutas.com.br.

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.