Educação ganha espaço na festa agropecuária mais esperada de Uberlândia
Uma aula diferente, numa fazenda improvisada para apresentar às crianças as cadeias produtivas do leite e do mel. Essa é a proposta da Fazenda Escola do Camaru. O projeto criado pelo Sindicato Rural de Uberlândia tem o apoio da Cooperativa Agropecuária Ltda. de Uberlândia (Calu), do Apiário Santa Rita, da Secretaria Municipal de Educação, do Instituto Mineiro de Agropecuária – Ima e da Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia.
Já na sexta edição, o projeto promete atrair milhares de alunos das instituições de ensino de Uberlândia, entre os dias 1/9 e 5/9, durante a Exposição Agropecuária de Uberlândia (Camaru 2008).
O objetivo é aproximar as crianças da vida na fazenda, além de orientá-las a terem uma alimentação saudável. “Elas precisam aprender para valorizar o produtor rural que trabalha, diariamente, para que cheguem até nós os alimentos indispensáveis na nossa dieta”, salienta Tereza Cristina.
Nessa escola, os quadros perdem espaço para estandes expositivos das cadeias produtivas dos alimentos em destaque. Neles, alguns instrutores vão explicar a trajetória dos produtos leite e mel, desde a fazenda até chegarem à mesa do consumidor. “Uma verdadeira aula fora da escola”, informa uma das coordenadoras do projeto, Tereza Cristina, médica veterinária do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Após todas as explicações que recebem ao longo das cadeias produtivas, os alunos têm acesso a um teatro preparado especialmente para eles. “Na apresentação cênica, focamos a importância desses alimentos para a saúde humana. Uma forma de reforçarmos o conteúdo explanado durante a visita que realizam na fazendinha”, explica Tereza Cristina.
A comissão organizadora espera receber mais de 2 mil alunos este ano. As visitas serão realizadas no período de 8h às 11h e de 13h às 17h. (Fonte: Calu)