Coval investe em parceria e contrata monitor para escola do Cooperjovem
A Cooperativa Mista Agropastoril de Varjão (Coval), com sede no município homônimo, em Goiás, firmou uma parceria com a Secretaria de Esportes do município para a contratação de um monitor de esporte para atender os 248 alunos da Escola Municipal Gilberto Pereira. A instituição de ensino é apadrinhada pela Coval no programa Cooperjovem.
Atualmente as atividades recreativas das crianças são orientadas por professores de outras disciplinas. O coordenador do Cooperjovem da Coval, Antônio da Silva Santana, disse que o profissional também vai fazer o curso “Dinâmicas para sala de aula”, oferecido pela Coval, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás (Sescoop/GO), para se integrar às práticas cooperativistas.
“O objetivo é que o professor trabalhe com as crianças o esporte juntamente com os princípios do cooperativismo. Isso vai contribuir para disseminar os ideais do setor na comunidade”, afirmou Santana. Segundo ele, a Coval também desenvolve desde setembro do ano passado outra parceria positiva com a prefeitura por meio de um programa denominado “Balde Cheio”.
Similar ao Tanque Cheio da Agrovale, o programa da Coval atende atualmente 25 cooperados e também tem o apoio do Sicoob Credi SGPA PAC Varjão. Eles recebem visitas mensais de um técnico para acompanhamento da produção e da qualidade do leite e para auxílio na contabilidade.
Santana, que também é coordenador do Balde Cheio, explicou que objetivo primordial do programa é fazer o produtor ter uma rentabilidade sustentável, oferecendo suporte para que eles tenham condições de crescer no negócio com segurança. “Como conseqüência desse trabalho, 60% dos cooperados cadastrados já apresentaram aumento na produtividade”, disse o técnico. (Fonte: Sescoop/GO)