Cooperativas aprovam contas da Ocesp referentes a 2008
Com a participação de delegados de 37 cooperativas paulistas, as contas da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), referentes ao exercício de 2008, foram aprovadas por unanimidade na Assembléia Geral Ordinária realizada nesta sexta-feira (17/4). “Apesar dos efeitos da crise econômica mundial, sentidos por todos nós, tivemos um ano importante, com muitas realizações”, disse o presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande.
Entre as realizações de 2008, Del Grande ressaltou a criação dos Núcleos Regionais, com o objetivo de tornar o Sistema mais próximo das cooperativas, parcerias com o Banco do Brasil para liberação de recursos e definição de uma vaga na Junta Comercial do Estado de São Paulo para um representante do cooperativismo.
Além do presidente da Ocesp, a mesa diretora foi composta por Antonio Julião Bezerra Damásio, representante do Conselho Fiscal, José Henrique da Silva Galhardo, superintendente do Sistema Ocesp e secretário dos trabalhos, e Américo Utumi, diretor da Aliança Cooperativa Internacional (ACI).
A seguir, Helio Mazzi Junior, diretor da Moore Stephens Prisma Auditores, apresentou um parecer sem ressalvas sobre as contas de 2008 de Ocesp. O representante da auditoria independente esclareceu dúvidas da Assembleia em relação às peças contábeis da organização. Julião, por sua vez, leu o parecer do conselho fiscal, que também aprovou a totalidade das contas da organização e recomendou à Assembleia que fizesse o mesmo.
Para representar as cooperativas presentes, foi eleito o delegado Camda, Osvaldo Matsuda, que assumiu o comando dos trabalhos e submeteu as contas à apreciação dos demais delegados. Diante da ausência de novos questionamentos ou dúvidas, as contas foram aprovadas por unanimidade.
Antes de encerrar os trabalhos, o presidente da Ocesp agradeceu a presença e fez uma menção especial ao consultor do Sebrae-SP Benedito Roberto Zurita e ressaltou que a participação efetiva das cooperativas nos rumos da Ocesp deve ser constante, não apenas na AGO. “É muito importante a participação de todos os cooperativistas no nosso dia-a-dia. As cooperativas vão nos apontando o caminho”, disse Del Grande. (Fonte: Ocesp)
"