NOTÍCIAS
Cooperativa Itambé terá mais pontos de venda
Ampliar e diversificar os pontos de vendas é uma das principais estratégias da Cooperativa Central de Produtores Rurais (CCPR/Itambé) para aumentar sua participação no mercado brasileiro e fechar o ano com receita bruta de R$1,5 bilhão. Os produtos da empresa foram vendidos em 14 mil pontos em todo país até dezembro do ano passado, e a expectativa para este ano é de que estejam em 17 mil. O foco de distribuição dos produtos são os pequenos estabelecimentos, nos quais o poder de negociação e a lucratividade são maiores.
Para promover as vendas, o crescimento dos pontos será acompanhado pelo aumento do volume dos produtos com maior lucratividade para a Itambé, sobretudo o leite condensado e o leite em pó. A previsão é de que a cooperativa processe 970 milhões de litros de leite este ano, o que representa um aumento de 15% em relação à captação de 2004, que foi de 838 milhões de litros. Segundo o presidente da Itambé, José Pereira Campos Filho, o aumento é resultado do processo de integração dos produtores. Eles receberam, pelo segundo ano seguido, bonificação natalina, uma espécie de 13º salário proporcional à quota de leite entregue durante o ano.
Exportações
Ainda este ano duas novas fábricas da cooperativa, uma em Uberlândia, outra em Goiânia vão entrar em fase de teste. O alvo dos novos empreendimentos são as exportações, atualmente já feitas para mais de 20 países. A meta é exportar agora para o México, maior importador de laticínios do mundo.
As exportações brasileiras de produtos lácteos deram um salto de 141,9% no período de janeiro a março na comparação com o mesmo período de 2004, atingindo o valor de US$ 28,6 milhões. Em volume, as exportações somaram 17,7 mil toneladas, 95,4% a mais que as 9 mil toneladas do primeiro trimestre do anjo passado.