C.Vale apresenta desempenho para associados e funcionários
Os indicadores econômicos e sociais da C.Vale em 2009 mostram que, apesar da crise econômica internacional e dos problemas climáticos sobre a safra de verão, a cooperativa segue crescendo, embora em ritmo menor que em 2008. O desempenho da organização foi apresentado pelo presidente Alfredo Lang aos associados e funcionários. Foram realizadas 20 reuniões, mobilizando mais de 1.470 pessoas nas comunidades da área de atuação da cooperativa, de 4 de junho a 14 de julho.
O recebimento de soja recuou quase 10% até maio, mas os preços mais altos do produto este ano acabaram compensando os efeitos da estiagem sobre a cultura na última safra. Segundo Lang, a participação do Mato Grosso no volume total de recebimento cresceu este ano e ajudou a diminuir o impacto da quebra de safra no Paraná. A produção de leite cresceu mais de 8%, chegando a 9,4 milhões de litros, e a de suínos foi ampliada em 30%, aproximando-se de 39 mil animais. Outra atividade que serve como diversificação de renda apresentou crescimento. A produção de carne de frango subiu 4%, superando 62 milhões de quilos.
Esse conjunto de fatores permitiu que a C.Vale fechasse os cinco primeiros meses de 2009 com faturamento bruto (soma da vendas) de R$ 961 milhões, cerca de 8% a mais que no mesmo período do ano passado. “A estiagem nos atrapalhou mais do que a crise econômica, mas não nos acomodamos e estamos reagindo. Já enfrentamos o pior período da crise e conseguimos resultados. Não é o que esperávamos, mas, dentro das circunstâncias, é bem satisfatório. Tudo sinaliza que vamos chegar ao fim do ano com sobras”, comentou Lang.
A melhoria do desempenho econômico está sendo acompanhada por benefícios sociais. Em 2009, 220 novos postos de trabalho já foram abertos, o que elevou para 4.930 o número de funcionários da cooperativa. O número de associados subiu para 8.296 e a arrecadação de tributos alcançou R$ 35,5 milhões.
"