Auditor do Trabalho tira dúvidas sobre contratação de aprendizes
Dando continuidade à programação do I Encontro de Coordenadores da Aprendizagem do Sescoop, a tarde de quarta-feira (13/4) teve início com palestra do auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Distrito Federal (SRTE/DF), João Cortes.
O auditor tratou de temas de alta relevância sobre a legislação que envolve a contratação de jovens aprendizes. Tópicos como obrigatoriedade de contratação, tipos de contrato e direitos e deveres (tanto dos aprendizes quanto das instituições de aprendizagem) foram abordados pelo palestrante.
Os participantes se envolveram e aproveitaram a oportunidade para tirar várias dúvidas que permeiam o dia a dia de quem trabalha com aprendizagem. Foi o caso da coordenadora de Aprendizagem do Sescoop-DF, Patrícia Rezende, que teve esclarecida uma questão bastante recorrente para quem lida com assunto – o salário pago aos aprendizes.
Mais adiante, João Cortes discursou a respeito do sentimento de responsabilidade que deve tomar conta de todos os profissionais que lidam com jovens aprendizes. “A Constituição Federal garante o direito à profissionalização, mas é obrigação de todos nós fazer um pouco. Nós somos responsáveis pela juventude”, declarou Cortes.
E o palestrante complementou: “Não basta colocar o jovem para trabalhar. Ele precisa de apoio, de acompanhamento. Ele precisa da nossa supervisão para se tornar um profissional de qualidade.”
O assunto também foi pauta da RádioCoop
"