cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS

Apesar de turbulência, Carol superou desafios em 2008

"

Após clima de otimismo, com cenário altista, o ano de 2008 foi marcado, no último trimestre, pelos efeitos da crise financeira internacional, que afetou a programação das empresas. Apesar dessa conjuntura, na Carol, com as medidas adequadas ao momento da economia, os desafios foram superados, com bons resultados. É a afirmação do diretor executivo da cooperativa, José Eduardo Senise, sobre o balanço do ano. O faturamento superou R$ 1,3 bilhão, quase 30% a mais do que o verificado em 2007. As metas de vendas feitas pelo Departamento Comercial atingiram 100,22% do previsto.

Novo cenário - Senise lembra que essas metas foram estabelecidas na época do cenário altista. Como exemplo, ele cita que o barril de petróleo estava em 140 dólares, e todas as commodities registravam níveis bem superiores aos da média histórica. No caso da soja, a cotação estava em mais de 16 dólares o bushel.

Foi este o clima que motivou a véspera do início do ano agrícola, influindo no aumento do interesse por insumos para a nova safra, mesmo com o reajuste que ocorreu, principalmente nos fertilizantes, determinado por fatores externos. “Tínhamos então uma demanda exacerbada”. Parecia, acrescenta Senise, que “o céu era o limite”. Até que “o azul virou cinza”.

Despencou a crise, que afetou todos os setores da economia, obviamente incluindo o agronegócio, com a ressalva de que a desvalorização do real ante o dólar compensou em parte a baixa cotação de produtos, como a soja, no mercado externo.

Foco nos negócios - O diretor executivo lembra que a Carol tinha, em fevereiro, a meta de abertura de novas filiais. “Diante das circunstâncias, conservadoramente tivemos que adiar esse investimento e passamos a dar maior foco aos nossos negócios dentro do que já tínhamos em operação, reestruturando áreas e tendo o cuidado de manter as despesas estritamente dentro do necessário”.

Graças a isso, enfatiza Senise, “na Carol, sem nenhum prejuízo à programação de assistência aos nossos cooperados e clientes, concluímos 2008 certos de termos superado os desafios e de havermos atingido resultados positivos para a Cooperativa”.

Agora, “temos pela frente 2009, que, por tudo que se fala, será um ano difícil”, mas “com os princípios estabelecidos pela Carol, estamos preparados”. Com a força do cooperativismo, “que mais do que nunca deverá se impor, esperamos superar todas as dificuldades e todos os desafios, ao lado de nossos cooperados e clientes”. (Fonte: Ocesp)

"

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.