Uma cidade dentro da escola

Imagine uma cidade construída no interior de uma escola! Com prefeitura, mercado, banco, uma cooperativa e tudo o que uma comunidade deve ter. Pois essa minicidade existe, dentro do Colégio CEM (Cooperativa Educacional Magna), fundado por 36 professores da região de Concórdia, em Santa Catarina. O projeto teve início em maio de 2007, com o objetivo de fazer os alunos experimentarem na prática a vida em comunidade. Para tanto, criou-se uma pequena cidade com pólos de vivência em áreas como cultura, política, finanças e comércio. Lá, os quase 500 alunos da instituição são estimulados a aplicar os princípios da cidadania e da cooperação em atividades que envolvem todas as disciplinas curriculares. O projeto deu tão certo que virou referência nacional em metodologia psicopedagógica. A presidente da cooperativa, Elizeth Pelegrini, conta que o projeto permitiu uma maior integração entre associados, estudantes e a comunidade escolar, com excelentes resultados.
Nós temos a oportunidade de vivenciar todos os dias o cooperativismo na nossa instituição. Os alunos podem colocar em prática o que aprendem em sala de aula e aplicar isso ao longo da vida. O potencial de difusão do cooperativismo é enorme”, comemora Pelegrini.
Uma das iniciativas já realizadas com os alunos: envolvê-los na vivência do processo eleitoral. Eles puderam participar de uma campanha interna para eleger quem seriam os responsáveis pela administração da cidade. As instalações e as atividades curriculares foram adequadas para que as iniciativas dos pequenos gestores pudessem sair do papel, guiadas por valores do cooperativismo como criatividade e consciência crítica.  
Esta matéria foi escrita por Juliana César Nunes e está publicada na Edição 24 da revista Saber Cooperar. Baixe aqui a íntegra da publicação 
 

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