cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS SABER COOPERAR

Sescoop/PA fecha parceria para qualificar cooperativas de transporte

"

Belém (18/3) – A violência no trânsito é uma das principais causas de morte no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, 1.541 pessoas morreram em 2013 somente nas estradas paraenses, reflexo do desrespeito às leis e da deficiência de qualificação dos condutores. Para diminuir essa triste estatística, o Sistema OCB/PA firmou um acordo de cooperação técnica com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), objetivando a execução de programas de aprendizagem, treinamento, aperfeiçoamento e formação profissional voltados às cooperativas paraenses do Ramo Transporte.

Entre os cursos disponibilizados estão o de Condutor de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros; Cobrador de Ônibus; Especialização para Mototaxistas; Condutores de Veículos de Transporte Perigosos; Formação Profissional para Taxista; Especialização para Motofretista; Direção Preventiva e Primeiros Socorros; Atualização de Condutores de Passageiros – Categoria “D”.

Os associados de cooperativas possuem 50% de desconto. No final da capacitação, os participantes recebem certificado de conclusão de curso do Senat. Para o presidente da Cooperativa dos Taxistas Autônomos do Terminal Rodoviário de Belém e Região Metropolitana (COOTATERB), Edgar Souza, o curso de Formação Profissional para Taxista acrescentou uma experiência ímpar para os cooperados.

“Aprendemos bastante sobre várias áreas de conhecimento como Mecânica, Relações Públicas e Primeiros socorros, o que contribui bastante para o aprimoramento dos nossos cooperados em relação à Educação no Trânsito. Eu penso que cursos como esse precisam ser alongados. Afinal, são conhecimentos imprescindíveis. Até por isso, o Conselho Nacional de Trânsito exige essa capacitação dos profissionais. Quem sai ganhando, na verdade, é a população paraense, que agora dispõe de condutores mais conscientizados e cuidadosos no trânsito”.

De acordo com o presidente da Central das Cooperativas de Transporte de Parauapebas, Jozelino Amaral, 80% dos cooperados já foram capacitados. “A nossa Central já recebeu cinco módulos como os de Atendimento, Transporte de Passageiros e Primeiros Socorros. Na próxima semana, já entraremos em negociação com o Sescoop/PA para atender à demanda de cooperados que ainda não receberam as aulas. A educação é uma questão de cultura. Precisamos disseminar e cultivar boas prática ao volante”.

O presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, conta que o acordo com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte foi uma grande conquista para o Cooperativismo, assim como para a segurança no estado. “Os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de mortes no país, tudo isso fruto da falta de preparo para conduzir um veículo. Até mesmo quem pratica a direção defensiva precisa estar pronto para enfrentar certas situações causadas por condutores negligentes. Esse é o propósito do acordo com o SENAT, que é uma das principais entidades de capacitação da área no país”. (Fonte: Assimp Sistema OCB/PA)

"

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.