Sistema OCB tem participação destacada na 46ª Expointer
O Sistema OCB contou com três representantes no ciclo de palestras promovidas pela Ocergs durante a 46ª Expointer - Exposição Internacional de Animais, realizada entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro em Esteio (RS). A gerente-geral, Fabíola Nader Motta, o coordenador do Ramo Agro, João José Prieto, e o assessor estratégico, Robson Cardoso apresentaram palestras sobre gestão de dados, mulheres no cooperativismo, compras públicas, e marketplace e novos mercados em diferentes painéis do evento.
Fabíola falou tanto sobre a gestão de dados quanto a participação das mulheres no cooperativismo. No primeiro painel, a gerente-geral ressaltou a importância da gestão orientada a dada para a tomada de decisões mais assertivas e efetivas, e também sobre como o Sistema OCB tem trabalhado essa questão em suas atividades. “Confiar exclusivamente na experiência ou intuição pode trazer resultados muito distantes dos desejados. Com base em dados claros e objetivos, as possibilidades de de sucesso são bem maiores”, explicou.
Um dos pontos salientados pela gerente-geral foi o uso de diagnósticos organizacionais como ferramentas capazes de fornecer retratos precisos da situação das cooperativas para identificação de oportunidades e gestão de riscos em relação a identidade, governança e gestão, desempenho e práticas ESG. “Por meio da autoavaliação ou prática assistida conseguimos uma gestão orientada a dados que contribui para alcançar a excelência em nossas atividades. Isso não significa que os dados vão tomar as decisões por nós, mas que eles vão gerar informações relevantes para tomarmos as melhores decisões”, afirmou Fabíola.
Já no segundo painel, a gerente-geral falou sobre a importância da presença feminina nas cooperativas, inclusive nos cargos de liderança. Ela relatou que o Sistema OCB tem trabalhado intensivamente nesse sentido e que os números vem refletindo os resultados. “Na unidade nacional, por exemplo, 55% do quadro de pessoal é formado por mulheres, sendo que 66% delas são gestoras”, ressaltou. Fabíola também apresentou dados do Anuário do Cooperativismo 2023, apontando que 41% dos mais de 20,5 milhões de cooperados são mulheres, enquanto 51% das força de trabalho das cooperativas é feminina e 22% dos cargos de liderança são ocupados por elas.
Compras públicas
Programa de Negócios do Sistema OCB tem como objetivo principal apoiar as cooperativas na inserção em mercados. E as compras públicas representam uma oportunidade ímpar para a ampliação da participação na vendas internas. Com base nessa premissa, o coordenador do Ramo Agro, João José Prieto, abordou em sua palestra o serviço exclusivo ofertado pela unidade nacional por meio do portal exclusivo de compras públicas para as cooperativas. “O poder público é o maior comprador do país na atualidade e precisamos estar cada vez mais inseridos nesse processo”, afirmou.
O coordenador lembrou que o governo compra inúmeros produtos que as cooperativas podem ofertar como itens da cesta básica, carne bovina, carne de frango, peixes, frutas, legumes, café, queijo e leite em pó, por exemplo. “Em 2022, as compras de produtos do governo totalizaram R$ 142,8 bilhões. Em serviços, esse montante ficou em R$ 113 bilhões e nessa seara também temos muito a oferecer como serviços de TI, assistência médica, fornecimento de energia elétrica, prestação de serviços bancários, desenvolvimento de softwares, transporte rodoviário, entre outros”, descreveu.
Com o portal de compras para as cooperativas, João Prieto considerou que a busca por informações sobre editais e chamadas públicas fica mais fácil e objetiva já que esses dados estão dispersos e até desorganizados. “Além disso, a burocracia, as dificuldades de acesso aos vários órgãos que fazem esse tipo de oferta e a falta de entendimento dos processos também dificultam a participação das cooperativas. Com o portal, todas as informações ficam centralizadas em um único canal”.
Segundo João Prieto, o portal tem como objetivos monitorar as oportunidades de compras e alertar as cooperativas de forma personalizada; organizar a oferta de produtos de cooperativas em nível regional; gerar e disseminar informações sobre temas relevantes no âmbito das compras públicas; e promover o intercâmbio e fomentar boas práticas entre as cooperativas. Em 2023, 250 cooperativas se cadastraram no portal e objetivo é aumentar essa participação. “Desde de a implantação desse serviço, em 2018, mais de 20 mil editais já foram mapeados. São mais de mil por mês em nível nacional. Então, é realmente importante ter acesso”, completou o coordenador.
Marketplace
O assessor estratégico, Robson Cardoso, por sua vez, apresentou reflexões sobre os desafios voltados para a conquista de novos mercados e negócios no Ramo Agro, utilizando, para isso, o mercado digital. “O setor já faz bom uso das tecnologias para monitoramento, mapeamento de precisão, uso de energia solar, diversificação de uso de terra, aproveitamento de resíduos, entre outros. Mas como as cooperativas pretendem vender seus produtos e serviços diretamente ao consumidor final? O que falta para abraçar definitivamente o comércio digital? Esse é um desafio relevante para que o coop agro conquiste resultados ainda maiores dos que os alcançados atualmente”, disse o gerente.
De acordo com Robson, as plataformas digitais tem o potencial de reunir cooperativas a um público variado, permitindo que elas ampliem seus negócios para além das limitações geográficas tradicionais. “Elas facilitam a conexão entre cooperativas e compradores, possibilitando a venda de produtos e serviços a um público diversificado, tudo de forma virtual e conveniente, ultrapassando as fronteiras físicas e trazendo novas oportunidades de vendas e prestações de serviços. Precisamos atentar para o fato de que as narrativas ganharam vida com a internet e o avanço tecnológico. Por isso, falar diretamente com os consumidores, nos mais diversos pontos do mundo, é fundamental para conquistar confiança, demonstrar propósitos e atrair clientes”, reforçou.
O assessor apresentou ainda dados importantes sobre o mercado digital: 84% da população brasileira tem acesso à internet atualmente, além de ser proprietária de mais de 240 milhões de celulares inteligentes. O número de consumidores digitais superou os 108 milhões em 2022 e é fato que 99% deles conta com o WhatsApp instalado. “O aplicativo é aberto pelo menos uma vez ao dia por 86% das pessoas que possuem celulares inteligentes. Os dados demonstram, por si só, o grande potencial do aplicativo para o comércio digital”, declarou.
Desta forma, segundo Robson, o cooperativismo precisa conhecer melhor as possibilidades do comércio digital e investir em plataformas que impulsionem novos cooperados a aderirem ao processo também. “Nossos estudos estimam que são mais de R$ 300 bilhões em oportunidades que precisam ser consideradas”, concluiu.
Expointer – A tradicional feira internacional teve início em 1901, mas a denominação Expointer foi adotada em 1972. Ano após ano reúne mais personalidades, produtos e serviços que contribuem para o crescimento da feira. Este ano, foram mais de 818 mil visitantes com movimentação financeira de cerca de R$ 7,9 bilhões em comercializações.