OCB/Sescoop comemora o Dia Internacional do Cooperativismo
Presidentes e superintendentes das unidades estaduais do Sistema OCB/Sescoop, autoridades do Executivo e do Legislativo e de organismos internacionais participam nesta quinta-feira (29/06), da comemoração do 84º Dia Internacional do Cooperativismo. Durante a solenidade programada para as 20h30, em Brasília (DF), será entregue o troféu “Cooperativa do Ano 2006” para os representantes das cooperativas responsáveis pelos 13 projetos vencedores da premiação anual, realizada em parceria com a Revista Globo Rural.
“É importante comemorar o cooperativismo e o avanço dessa forma organização social, que se diversificou e registra avanços significativos desde a segunda metade do século passado, principalmente nas áreas urbanas do País”, disse o presidente da OCB/Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, ao falar sobre o evento, horas antes de sua realização. Lembrou que a cooperativa é organização de pessoas e não, sociedade de capital. “É uma sociedade de gente, cada pessoa vale um voto, enquanto que nas sociedades mercantis, vale o capital que se investe”.
Na sociedade contemporânea, porém, a cooperativa assume papel especial, pois trata-se de uma organização inserida no mercado, mas com um processo socialmente mais justo, mais igualitário, mais democrático, afirmou. Hoje, o Sistema OCB/Sescoop reúne 7.518 cooperativas. O grande destaque dos últimos anos é o cooperativismo de crédito, que atende 100% dos agricultores com crédito rural e financiamento à produção, além de ser mais acessível à população urbana. “Na cooperativa de crédito, o cliente é dono do banco”, disse Freitas.
Hoje, as cooperativas brasileiras representam 6% do PIB nacional. “O índice é pequeno, mas significativo”, assinala Freitas, para quem o movimento cooperativista no Brasil ainda é jovem, comparativamente a países da Europa, por exemplo. Entretanto, segundo o presidente da OCB/Sescoop, as cooperativas respondem pelo faturamento anual de R$ 90 bilhões, pela geração de 200 mil empregos e por uma pauta de exportação direta de US$ 1,2 bilhão por ano. “E nos últimos cinco anos, o crescimento do cooperativismo é praticamente o dobro daquele apresentado pelo PIB brasileiro; um ritmo acelerado de desenvolvimento da organização social”, disse.
A solenidade de entrega da premiação conta com o patrocínio do Banco do Brasil e da Unimed Seguros, tem como proposta identificar, registrar e divulgar iniciativas de sucesso do cooperativismo. A entrega do troféu ocorrerá no dia 29 de junho, em Brasília, data em que a OCB também comemorará o 84º Dia Internacional do Cooperativismo. De fevereiro a maio, a OCB recebeu 101 projetos de 52 cooperativas dos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.
"