OCB participa da entrega prêmio Embrapa a jornalistas
"
Freitas entregou o troféu ao vencedor da categoria Televisão, jornalista da TV Bandeirantes do Rio Grande do Sul, Ricardo Azeredo, representado pelo jornalista editor do programa semanal “O Rio Grande que dá certo” Luiz Gustavo Borodin. Em nome dos produtores e cooperativas brasileiros, ele agradeceu o trabalho realizado pelo homenageado, o jornalista do programa Globo Rural, José Humberto Ribeiro, que com 50 anos de profissão, está em plena atividade e ensina as novas gerações sobre o jornalismo agropecuário. Cumprimentou também os jornalistas vencedores da premiação que contribuem para facilitando o acesso à informação e as tecnologias pelos produtores que vivem no campo e o conhecimento do trabalho dos agricultores e pecuaristas pela sociedade urbana.
A reportagem de Ricardo Azeredo, “O Florestamento muda o Cenário Agroindustrial”, aborda uma realidade que vem mudando a paisagem e a economia do sul do País: o crescimento da indústria do florestamento. E mostra a transformação nas propriedades rurais e nas comunidades daquela região - antes considerada a mais empobrecida do Rio Grande do Sul – alvos de investimentos de grandes grupos nacionais e estrangeiros, voltado para a produção de madeira e celulose.
Na categoria Rádio, a vencedora foi Ana Lúcia Brocher Kist, da Rádio Rural do Rio Grande do Sul, com a reportagem “Biofábricas: agropecuária salvando vidas”. A reportagem enfoca um novo movimento da pesquisa agropecuária, voltado para a obtenção de medicamentos seguros e de baixo custo. Depois de avanços na produção de alimentos, agrônomos, veterinários e biólogos agora estão buscando novas funções para plantas e animais: fornecer matéria-prima para a indústria farmacêutica, com custos acessíveis para a sociedade, como a soja transgênica voltada para a produção de hormônio do crescimento humano e antígenos.
Na categoria Impresso, o prêmio foi para Larissa Vieira, da Revista ABCZ, com a matéria “O Lixo virou Lucro”. A reportagem revela como a inovação tecnológica foi fundamental para o aproveitamento de quase todos os resíduos bovinos. Hoje, a partir do boi brasileiro já é possível fazer tijolo, energia elétrica, biogás, repelente de insetos, fortificantes, divisórias, medicamentos, lubrificantes aeronáuticos, explosivos, filtro de combustível, tintas, pneus, lápis, pó para extintor de incêndio, cordas para raquetes, fios cirúrgicos, cosméticos, hormônios, chiclete, música e até obra de arte. No ano passado, Larissa ficou com o segundo lugar nessa mesma categoria.
Uma das novidades deste ano no Prêmio foi a introdução da categoria Internet. E o primeiro vencedor foi o jornalista Dylan Della Pasqua e equipe, da Agência Safras, também do Rio Grande do Sul, com a reportagem Setor Sucroalcooleiro: Tecnologia a Serviço da Liderança. A matéria mostra que em meio às reclamações e problemas do agronegócio nacional, o setor sucroalcooleiro é uma ilha de oportunidades. Mas que a liderança no cenário internacional depende da manutenção dos investimentos de tecnologia e esse é um risco que merece ser analisado melhor pelos empresários e pelo Governo.
Cada vencedor recebeu troféu e uma quantia em dinheiro correspondente a R$ 10 mil. O patrocínio é da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag).
Lançamentos – A Embrapa lançou durante a entrega do Prêmio Embrapa de Reportagem, três publicações que mostram o avanço nos estudos da área da Comunicação: Vocabulário da Cultura e da Industrialização do Caju , Manual de Eventos e Comunicação em Ciência e Tecnologia – estudos da Embrapa.
O Vocabulário da Cultura e da Industrialização do Caju é uma obra destinada principalmente a jornalistas, tradutores, e professores. Já o livro Comunicação em Ciência e Tecnologia – estudos da Embrapa apresenta a compilação e organização de grande número de artigos com base em teses e dissertações elaboradas e defendidas por profissionais de comunicação da Embrapa. É um rico material pela diver"