Governo anuncia recursos para estocagem de carnes de aves e suínos

"

Governo anuncia recursos para estocagem de carnes de aves e suínos

Preocupado com os efeitos da gripe aviária nos preços das carnes de aves e suínos, devido à queda nas exportações, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) negociou com o Banco do Brasil a criação de uma linha de crédito no montante de R$ 300 milhões para estocagem de milho, a juros de 8,75%, por meio de Empréstimos do Governo Federal (EGF).

“Trata-se de um mecanismo que permitirá, indiretamente, a estocagem de aproximadamente 300 mil toneladas de carnes de aves e suínos, pois o milho dado como garantia do financiamento poderá ser substituído, numa segunda etapa, por carne estocada”, explicou o secretário de Política Agrícola do Mapa, Ivan Wedekin. Serão beneficiários produtores, cooperativas e indústrias de carnes.

“A medida tem efeito duplo, pois beneficia os produtores de milho e melhora as condições dos produtores de aves e suínos. Se houver demanda, o volume de recursos pode chegar a R$ 500 milhões”, acrescentou o secretário. Ele explicou que as carnes de aves e de suínos não são amparadas pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), e que, por isso, governo optou pelo lançamento de EGF indireto, de forma a sustentar os preços.

"

Conteúdos Relacionados