Encontro busca soluções para cooperativas de eletrificação


As cooperativas de eletrificação rural discutirão o futuro do setor no Encontro Nacional do Ramo de Infra-estrutura, programado para o próximo dia 26, na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras, em Brasília. O evento tem o apoio da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), presidida pelo deputado federal Odacir Zonta (PP/SC), que reunirá as lideranças em café da manhã para discutir uma pauta de assuntos, entre eles, a Resolução Normativa 205 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), publicada no dia 26/12, no Diário Oficial da União, estabelecendo regras para conclusão dos processos administrativos de regularização das cooperativas.

Zonta acredita que se não for alterada a redação da resolução, essas regras poderão significar a eliminação do ato cooperativo do direito regulatório, o que representa um precedente contrário ao desenvolvimento do cooperativismo para o país. O presidente da Frencoop acompanha desde 2003 as questões que envolvem o ramo da infra-estrutura ao lado do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas, e dos representantes da Confederação Nacional das Cooperativas de Infra-estrutura (Infracoop).

As cooperativas de eletrificação rural têm, no Brasil, 754 mil famílias cooperadas que representam 3 milhões de pessoas. Em Santa Catarina são 29 cooperativas que reúnem 172.000 associados e faturam R$ 237 milhões de reais por ano. Os interessados em participar do evento podem se inscrever pelo e:mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (61) 3325-2652.

Conteúdos Relacionados