Comissão da Câmara debate crise do setor agropecuário
Notícias representação
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promoveu nesta terça-feira (28/6) um debate sobre os temas responsáveis pela crise na agropecuária brasileira: endividamento dos produtores, os prejuízos com a seca, o seguro rural, a defasagem cambial e os baixos preços dos produtos agropecuários.
O presidente da Comissão, deputado Ronaldo Caiado (PFL-GO), defendeu a aprovação dos projetos de leis 5507/05, que propõe a repactuação de dívidas relativas ao crédito rural, e 4514/04, que possibilita a renegociação dos empréstimos de produtores do Nordeste. Segundo Caiado, as propostas buscam evitar que o produtor seja executado judicialmente e tenha de entregar seu patrimônio para os bancos.
A audiência foi assistida por cerca de 200 manifestantes do "tratoraço", que reúne quase 21 mil produtores rurais e 2 mil tratores na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, participou da audiência na Comissão de Agricultura.
O "tratoraço" prossegue até quinta-feira (30) e os produtores reivindicam, entre outras medidas, a liberação de R$ 2,4 bilhões para operações de crédito de suporte à comercialização de produtos, a readequação dos contratos de crédito já firmados e a elaboração de um calendário para pagamento de dívidas que leve em conta as condições financeiras dos produtores atingidos pela seca.