Codefat libera r$ 1 bilhão para refinanciamento de dívida de agricultores
Notícias representação
Os agricultores atingidos pela seca poderão contar com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para o refinanciamento de suas dívidas junto aos fornecedores de insumos. O Conselho Deliberativo do FAT (Codefat) aprovou hoje (02/06) a liberação de R$ 1 bilhão para que essas operações sejam realizadas através do Banco do Brasil.
A proposta encaminhada ao Conselho prevê taxa de juros para o produtor de 8,75% ao ano. A definição com relação a prazo e spread bancário deverá sair até o início da próxima semana. "Isso é uma iniciativa inédita do Codefat para permitir o refinanciamento de dívidas de produtores rurais com fornecedores locais. É mais um esforço do governo para amenizar as dificuldades da agricultura brasileira", afirmou o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ivan Wedekin.
O refinanciamento será possível apenas para aqueles agricultores que estejam localizados em municípios atingidos pela estiagem que tenham tido o estado de emergência reconhecido pelo Governo Federal.