CMN aprova capital de giro para cooperativas


O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quarta-feira (25) uma linha de financiamento para capital de giro das cooperativas agropecuárias. A taxa de juros do financiamento vai variar de acordo com a origem do recurso, que será de 8,75% ao ano, no mínimo. O assessor Especial para Assuntos Agrícolas do Ministério da Fazenda, Gerardo Fontelles, disse que a medida "é necessária porque muitos produtores não terão como pagar suas dívidas, o que vai descapitalizar as cooperativas".

A decisão do CMN atendeu a uma reivindicação do presidente do Sistema OCB, Macio Lopes de Freitas, que coordenou em Brasília, no início da semana, uma reunião com a participação dos presidentes das organizações estaduais de cooperativas de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Santa Catarina e Paraná, além de um representante do Rio Grande do Sul, para discutir a situação de cada estado em relação às quebras de safra provocadas pela estiagem.

O presidente do Sistema OCB e os dirigentes estaduais estiveram reunidos com Gerardo Fontelles, que lhes antecipou a decisão do CMN de aprovar a linha de crédito, depois de ouvir relato sobre as dificuldades que as cooperativas e os produtores rurais estavam enfrentando devido ao longo período de seca a que o setor foi submetido.

O assunto também foi tratado com o ministro interino da Agricultura, Luiz Carlos Guedes Pinto, e com o secretário de Política Agrícola, Ivan Wedekin. O ministro falou dos esforços que estava fazendo para a aprovação da linha de capital de giro pelo CMN e também da linha de crédito de R$ 1 bilhão com recursos do FAT para refinanciar dívidas de produtores rurais com fornecedores privados, que deverá ser aprovada na próxima semana.

Conteúdos Relacionados