Assembléia Geral Ordinária aprova contas e Plano de Trabalho
Assembléia Geral Ordinária aprova contas e Plano de Trabalho
Vinte e cinco presidentes de Unidades Estaduais e membros do Conselho de Administração da OCB participaram nesta quinta-feira (27/04) da Assembléia Geral Ordinária (AGO) da entidade, que aconteceu na Casa do Cooperativismo, em Brasília (DF). O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, abriu os trabalhos, fazendo uma rápida avaliação de 2005, “um dos mais turbulentos na recente história política do País”, devido à crise ética com impactos no País e no cooperativismo. “No entanto, o Sistema Cooperativista fez a sua parte, orientado pelos valores da ética, da transparência e do profissionalismo”, disse Freitas.
Em seguida, o presidente anunciou a apreciação do relatório de atividades e a prestação de contas referentes ao ano de 2005. Na ocasião, foi aprovado por unanimidade o Plano de Trabalho e o orçamento para este ano, que prevê uma campanha institucional sobre o tema “inclusão social e desenvolvimento”.
O superintendente do Sistema OCB, Marco Aurelio Fuchida, falou das principais ações desenvolvidas em 2005. Logo após o gerente Geral de Operações, Luís Tadeu Prudente, apresentou as contas da OCB referentes ao ano de 2005 e fez um relato sobre o Balanço Patrimonial e demais demonstrações dos resultados do exercício.
Prestigiaram a assembléia o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Odacir Zonta (PP/SC) e os deputados federais Moacir micheletto (PMDB/PR) e Cezar Augusto Carollo Silvestri (PPS/PR).
Durante a assembléia, foi sugerido pelo presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, a formação de dois grupos de trabalho para análise e acompanhamento e discussão do substitutivo da Lei Cooperativista e a crise no campo.
Na parte da tarde, aconteceu um seminário sobre o papel dos ramos de atividade na representação do Sistema OCB, sob a coordenação acadêmica do professor Sigismundo Bialoskorski Neto, da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), vinculada à USP. O professor da Fea/USP – Fundace, Gilberto Tadeu Shinyashiki, fez uma palestra sobre representatividade.
"