Agenda de eventos movimenta a Casa do Cooperativismo em Brasília

"

Agenda de eventos movimenta a Casa do Cooperativismo em Brasília

Uma intensa programação vai marcar a agenda semanal da Casa do Cooperativismo, em Brasília (DF), que contará com a presença dos presidentes das Organizações de Cooperativas Estaduais. A primeira delas é a reunião do Conselho de Administração do Sistema OCB, na quarta-feira (26/4), seguindo-se a Assembléia Geral Ordinária prevista para esta quinta-feira (27/4), quando será examinada, discutida e votada a prestação de contas referente ao ano passado, o plano de trabalho e orçamento para 2006. Além disso, será apresentado aos presidentes o projeto da campanha anual do Sistema OCB, que terá como tema central “Cooperativismo: inclusão social e desenvolvimento”.

Ainda no dia 27 à tarde, haverá um seminário sobre o papel dos ramos de atividade na representação do Sistema OCB, sob a coordenação acadêmica do professor Sigismundo Bialoskorski Neto, da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), vinculada à USP. O professor da Fea/USP – Fundace, Gilberto Tadeu Shinyashiki, fará uma palestra sobre representatividade.

A apresentação do diagnóstico sobre organização sindical no cooperativismo será feita pelo consultor Luiz Alberto Matos, que atua na área trabalhista sindical.  A coordenação será feita por Gabriel Pesce, moderador de processos participativos. Esse Seminário dá continuidade ao processo iniciado em março deste ano, quando os presidentes e representantes dos ramos do cooperativismo iniciaram as discussões sobre o tema.

Outro tema que volta à pauta das discussões dos dirigentes é a votação do projeto de lei 171/99, que atualiza a Lei Cooperativista Brasileira, e que foi adiada na semana passada. Preocupado com as possíveis alterações no Projeto de Lei em tramitação no Senado, o Sistema OCB enviou na última quarta-feira para as Organizações Estaduais e parlamentares, um documento no qual divulga o seu posicionamento sobre os graves riscos que as cooperativas e sua doutrina correm desde a apresentação ao Senado de um substitutivo de autoria do Executivo Federal. Até o momento, não foi confirmada a data de votação do PL 171/99 pelo Senado.

Amanhã (25/4), representantes de centrais, confederações e bancos cooperativos se reúnem, na sede da OCB, para eleger e empossar os novos coordenadores do Conselho Especializado do Ramo Crédito da OCB (Ceco). O encontro tratará ainda da prestação de contas do biênio 2004/2005 e aprovação do Plano de Ações para 2006. O diretor de Estudos Especiais do Banco Central, o economista Sérgio Darcy, confirmou presença no evento.

"

Conteúdos Relacionados