Prêmio SomosCoop Melhores do Ano supera expectativas
A cerimônia de entrega do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2022 superou as expectativas. Emocionados, representantes das coops participantes e dirigentes do Sistema OCB elogiaram a organização do evento e os resultados alcançados, que demonstraram a diversidade e a abrangência do movimento em todo o Brasil. “Foi uma noite muito especial porque pudemos acompanhar tudo o que as nossas cooperativas fazem, o valor que elas levam para as comunidades onde estão inseridas, para os seus cooperados e colaboradores. É uma grande alegria saber que as cooperativas levam muito a sério esse trabalho e conseguem mostrar seus resultados na premiação”, afirmou a superintendente, Tania Zanella.
Ainda segundo ela, o prêmio é muito importante para mostrar também para a sociedade, os benefícios do cooperativismo. “A gente percebeu em alguns convidados que ainda não tem muita proximidade com o nosso movimento o grau de encantamento deles vendo os cases apresentados e as histórias que estão por trás de cada iniciativa. Então, nesse momento em que o Sistema OCB está trabalhando muito forte a questão do ESG, que é raiz no cooperativismo, é preciso, além de fazer, mostrar que temos um modelo de negócios diferenciado, sustentável e que pode trazer o equilíbrio para tantas coisas ruins que estamos vivenciado”, completou.
“Para nós é motivo de muito orgulho e muita honra conseguir juntar as cooperativas e mostrar para o Brasil inteiro os projetos sensacionais que mudam a sociedade para melhor nos mais diversos ramos de atividade. O coop é realmente um modelo de negócios diferenciado. Queremos crescer, mas sem deixar ninguém para trás. Queremos a comunidade junto, dividindo os resultados. E os cases premiados comprovam que o cooperativismo vai muito além de um simples negócio, principalmente por seu olhar social, seu olhar para a comunidade”, declarou a gerente geral, Fabíola Nader Motta.
A gerente de Relações Institucionais, Clara Maffia, também destacou seu entusiasmo com a premiação. “Foi uma noite incrível, realmente histórica. Batemos o recorde de cooperativas participantes, de projetos apresentados e todos os estados foram representados. Além disso, foi um momento fundamental para demonstrar o papel do cooperativismo na inovação, com os cooperados, com a comunidade, com o meio ambiente. Uma oportunidade para as coops serem reconhecidas pelo que já fazem naturalmente”.
Motivação
Representantes das cooperativas premiadas com o primeiro lugar nas seis categorias premiadas não esconderam a alegria e a motivação que o reconhecimento representa. “Só de saber que estávamos entre os finalistas já foi muito gratificante. Conquistar o primeiro lugar foi incrível. Significa poder mostrar para todos os nossos cooperados que vale a pena ter iniciativas, ser criativo. É necessário enfrentar diversos desafios, mas realmente vale a pena. Esse prêmio revela que estamos sendo valorizados, estamos sendo vistos e, portanto, nosso trabalho está sendo recompensado”, salientou Mariane Natera, analista de Inovação e coordenadora do Núcleo Jovem Coplacana, projeto que venceu a categoria Fidelização.
“Ter essa certeza de que estamos contribuindo para o coletivo, para o bem das gerações futuras e pela preservação da natureza é um sentimento muito gratificante. Para nós, ganhar esse prêmio tem esse significado porque traz o sentimento do dever cumprido, de proporcionar a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem nas comunidades onde atuamos. Nosso projeto existe há sete anos e vai muito além da recuperação de nascentes. Ele trabalha com a conscientização, com a educação de todos os envolvidos também. É realmente um trabalho coletivo”, afirmou Vagner dos Santos, presidente do Sicoob Credcooper (MG), vencedor da categoria Desenvolvimento Ambiental, com o projeto Nascente Viva: produzindo água e promovendo desenvolvimento sustentável hoje e para futuras gerações.
Aroldo Costa Monteiro, presidente da Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Rural Centro Sul de Sergipe (Cercos), falou sobre a conquista do prêmio de primeiro lugar na categoria Coop Cidadã, com o projeto Escavação e Revitalização de Poços Artesianos. “Essa iniciativa só pode se desenvolver a partir da ideia de um cooperado que sugeriu a destinação de 15% das nossas sobras para beneficiar comunidades carentes da nossa região que necessitavam de água potável para consumo e também para irrigação. Por isso, essa conquista é muito importante para todo o coop de Sergipe. Esse prêmio vai valorizar ainda mais nosso projeto e nos dar mais força de vontade para continuar trabalhando”.
“Só podemos agradecer e ressaltar que é uma felicidade muito grande receber esse prêmio e poder divulgar um pouco mais esse trabalho que concentra esforços de muitas pessoas por um longo tempo. É um orgulho estar aqui e comprovar como o cooperativismo nos permite chegar longe. Somos de uma reserva extrativista e, se conseguimos garantir a comercialização dos nossos produtos com preço justo e valor agregado, é porque temos o apoio do cooperativismo”, ressaltou emocionado o presidente da Cooperacre, José Rodrigues de Araújo, que conquistou o primeiro lugar da categoria Inovação com o projeto Fortalecendo o Extrativismo e Viabilizando o Desenvolvimento Sustentável Através da Tecnologia.
Vencedor da categoria Comunicação e Difusão do Coop, com o projeto Jornada do Cooperativismo, o Sicoob Cocred foi representado pelo gerente de Marketing e Inteligência de Mercado, Adalberto Júnior. Para ele, a surpresa de alcançar o primeiro lugar foi gratificante. “É muito simbólico participar desse prêmio. Só posso agradecer e dizer que a comunicação e difusão do coop é muito importante para que todos os brasileiros possam conhecer nosso modelo de negócios”, declarou.
As cooperativas Lar e Copagril (PR) venceram a categoria Intercooperação, com o projeto Aliança Estratégica de Intercooperação na Avicultura de Corte. Para seus presidentes, Irineo Rodrigues e Ricardo Chapla, nada é mais relevante do que atuar em prol do cooperado. “Foi uma surpresa quando anunciamos essa união, mas o que realmente importa é que foram anos pensando em como gerar escala e viabilizar a avicultura na região, uma vez que a maior parte dos nossos cooperados são de pequeno porte. Hoje já são mais de 1,3 mil produtores que representam a quarta maior indústria de frango do país”, disse Irineo.
Já Marcelo Vieira Martins, não escondeu a alegria e a emoção ao ser anunciado como vencedor do prêmio Influenciador Coop 2022. “É uma alegria muito grande receber esse prêmio. São 25 anos de cooperativismo, mas a consciência sobre a importância desse movimento só veio anos depois. Hoje nosso desejo é o de difundir cada vez mais para levar o mais longe possível o alcance de suas ações. Quero agradecer minha equipe, minha família e a todos que me apoiaram”.
Conheça os cases vencedores aqui.