Espírito Santo recebe capacitação NegóciosCoop

Programa foca na melhoria de gestão e mercado das cooperativas

Capacitação do Programa NegóciosCoop busca desenvolver as cooperativas brasileirasCapacitação do Programa NegóciosCoop busca desenvolver as cooperativas brasileirasO Espírito Santo recebeu, entre os dias 18 e 21 de junho, a capacitação do Programa NegóciosCoop, iniciativa idealizada pelo Sistema OCB Nacional, voltado para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras. Ao todo, 19 estados estiveram representados no evento, que teve como foco principal a absorção da metodologia proposta para apoiar as cooperativas em um posicionamento organizado, sólido e sustentável, bem como aumentar suas oportunidades de negócios. O treinamento consolida o compromisso com o fortalecimento das cooperativas e reforça a rede de colaboração entre as Organizações Estaduais (OCEs) e a Unidade Nacional. 

A coordenadora de Negócios do Sistema OCB, Pâmella Lima, explica que o NegóciosCoop oferece uma imersão dividida entre teoria e prática. "Na parte teórica, os participantes foram introduzidos à metodologia do programa, sendo possível entender a origem e todo o processo envolvido no diagnóstico. Já na parte prática, visitas foram realizadas em três cooperativas, proporcionando aos grupos que observassem diretamente como aplicar os conhecimentos adquiridos", disse. 

 

É possível entender como funciona o diagnóstico completo dos negócios das cooperativas É possível entender como funciona o diagnóstico completo dos negócios das cooperativas As cooperativas que receberam a aplicação do Diagnóstico de Negócios foram a Coopervidas, em Piúma; a Coopram, em Domingos Martins; e a Clac, em Alfredo Chaves. Um dos pontos centrais foi a demonstração de como o diagnóstico completo dos negócios das cooperativas participantes é feito e aplicado. A partir desse raio-X, são oferecidas consultorias e instruções específicas para melhorar a organização mercadológica das cooperativas, bem como promover a organização interna nos temas planejamento, organização do quadro social, produção, produto, publicidade, financeiro e gestão de vendas. 

Pâmella acredita que os participantes puderam entender a importância do apoio estadual para a implementação efetiva do programa em suas regiões. "Nos próximos meses, os estados que estiveram presentes poderão aplicar os conhecimentos adquiridos, replicando o programa e fortalecendo suas próprias cooperativas", Completou. 

 

 

 

 
Saiba Mais:

Conteúdos Relacionados