Coops prestam serviços de tratamento e proteção de dados pessoais
A procura por serviços para proteção de dados e soluções tecnológicas está cada vez maior. Algumas cooperativas, atentas a essa oportunidade e em consonância com os atuais mecanismos utilizados para o tratamento de dados compatíveis com os dispositivos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), já vem prestando esses serviços, que podem ser acionados por meio da plataforma de e-commerce NegóciosCoop.
A Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Privacidade e Proteção de Dados (Cooprodados), com sede no Rio Grande do Sul, foi a primeira a ofertar esse tipo de serviços. Segundo a cooperativa, seu diferencial está na oferta de soluções customizadas. Na gama de formações, especialidades e certificações, a coop oferece três principais produtos: adequação à LGPD; DPO as a Service (encarregado de dados); e treinamento. Atende em todo o território nacional e os três produtos estão disponíveis na NegóciosCoop.
De acordo com a presidente Sylvia Urquieta, a coop surgiu a partir de uma visão de uma das cooperadas, de que todos os profissionais estudiosos atuantes na LGPD deveriam ter retorno de seus investimentos em formação especializada e reconhecimento de sua dedicação de forma justa. “Somos 14 cooperados fundadores que se identificaram com os princípios do cooperativismo, que se reuniram por quase dois anos para tornar esta cooperativa uma realidade. Todos os cooperados possuem formações nas mais diversas áreas do conhecimento humano e profissional, o que nos oportuniza prestar serviços completos no âmbito de proteção de dados e privacidade”, explica.
Ainda segundo ela, a Cooprodados é a primeira cooperativa de trabalho do Brasil, e do mundo, que reúne profissionais formados em Direito, TI, SI, Administração, Sistema Financeiro, Governança, Cooperativismo e Contabilidade. “Atuamos online para atender todo o Brasil e nossa aspiração é nos convertermos na primeira cooperativa de plataforma do Brasil e do Mundo do ramo de trabalho, que reúne profissionais experts em privacidade e proteção de dados”.
Já a Lyseon Tech Cooperativa de Trabalho e Soluções Tecnológicas (Librecode), do Rio de Janeiro, é uma sociedade de mulheres desenvolvedoras de softwares que atua exclusivamente com softwares de licença livre. Esse diferencial possibilita que o código dos produtos sejam totalmente auditáveis e adequados à LGPD, além de proporcionar liberdade e autonomia aos clientes sobre os produtos, uma vez que não dependem de licença para utilizá-los. A coop foi constituída em 2018 e tem dois produtos cadastrados na NegóciosCoop.
A presidente da LibreCode, Lívia Gouvêa, pontuou que a coop nasceu com o propósito de ser uma organização democrática e transparente, onde o conjunto de cooperados potencialize a qualidade dos serviços. "Nosso maior valor é a transparência e integridade de dados. Por isso, trabalhamos com software livre que permite total auditoria dos códigos dos sistemas e reconhecimento de falhas ou vazamentos de informação. Acreditamos que o trabalho em conjunto é muito mais eficaz. Assim, mais do que uma cooperativa, somos um movimento que atualmente é referência nacional quando se trata de privacidade, segurança e economia colaborativa".
Atualmente, a coop atende a prefeitura de Niterói, a Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil; a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz); a Unifop, cooperativa de saúde; a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP); o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.BR); a Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (AMPERJ); e o Sistema OCB/RJ.
Acesse a plataforma de e-commerce NegóciosCoop e conheça os serviços prestados.