Museu do Amanhã sediou conferência internacional do coop de plataforma
As inovações estão presentes e são necessárias para melhorias em todos os segmentos econômicos. A utilização de plataformas para angariar novos clientes e otimizar suas atividades é tema em voga em todo o mundo. No coop não seria diferente. O movimento de vanguarda já vem se utilizando de recursos digitais para oferecer seus produtos e serviços, aumentando os ganhos das cooperativas e de seus cooperados.
Com o patrocínio do Sistema OCB e do Sistema OCB/RJ, a 7ª Conferência Internacional do Cooperativismo de Plataforma foi realizada no simbólico Museu do Amanhã, na capital carioca, entre os dias 4 e 6 de novembro. Para falar sobre o jeito coop de se fazer negócios, bem como as tendências já aplicadas pelo Sistema OCB, a gerente de Relações Institucionais, Clara Maffia, destacou as ações desenvolvidas para aumentar o reconhecimento do coop em nossa sociedade.
“Temos compromisso com o nosso modelo de negócios, que é voltado para as pessoas. Com o SomosCoop queremos que o cooperativismo brasileiro, que faz muito e faz bem, seja cada vez mais reconhecido por nossa sociedade. E para que o coop esteja sempre dentro das tendências de mercado, oferecemos cursos de capacitação e EAD, na nossa plataforma de aprendizagem CapacitaCoop. Dentro do nosso canal de inovações, o InovaCoop, disponibilizamos boas ideias já praticadas pelas cooperativas que podem e devem ser replicadas em benefício de todas as cooperativas”, destacou Maffia.
A gerente apresentou o case da cooperativa Fetrabalho, do Rio Grande do Sul, que participou da primeira edição do programa Conexão com Startups, do Sistema OCB. A coop tinha como desafio desenvolver um aplicativo com todo seu portfólio de produtos e serviços em um único lugar, justamente, para avançar no modelo de economia de plataforma. O aplicativo é referência para outras cooperativas brasileiras e tem sido a ponte para a venda não apenas para o povo gaúcho, como para todo o Brasil.
A Conferência
Esta é a primeira vez em que a Conferência Internacional do Cooperativismo de Plataforma é sediada em um país do chamado Sul Global. As outras edições foram realizadas em Nova York (EUA), Berlim (Alemanha) e Hong Kong (China). O evento contou com mais de 300 pessoas na plateia e abordou o cooperativismo de plataforma em amplo aspecto como: novos modelos para o futuro da economia; dualidade, diálogos e oportunidades; e alternativas para a economia digital.
A abertura ficou a cargo do superintendente do Sistema OCB/RJ, Abdul Nasser, que destacou a importância da mobilidade social trazida por este segmento comercial, que é a utilização de plataformas. Ele frisou que o evento é mais uma oportunidade para tornar mais conhecidos os princípios que norteiam o coop para que mais pessoas se engajem e alcancem objetivos comuns.
Logo na primeira mesa do encontro foram apresentadas iniciativas de sucesso como do coletivo Señoritas Courier, formada por mulheres e pessoas LGBTQIA+, que realizam entregas de bicicletas; e do assistente virtual Contrata quem Luta, desenvolvido pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, com a finalidade de conectar profissionais e clientes que necessitam de serviços de limpeza ou pintura.