JovemCoop debate protagonismo juvenil no meio rural

"

Florianópolis (8/7) – A discussão do tema “Empreendedorismo Inovador e o Protagonismo do Jovem no Meio Rural” é o foco do 11º módulo do Programa Juventude Cooperativistas (JovemCoop) – ação educacional que teve início no segundo semestre de 2014, em Santa Catarina. Com três turmas em andamento no oeste e duas no planalto norte, a iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC), em parceria com o Instituto Caminhare e cooperativas do Estado. 

No oeste, participam filhos de associados da Cooper A1 (Iporã do Oeste), Auriverde (Cunha Porã) e Cooperitaipu (Pinhalzinho) e no planalto norte participam jovens de Canoinhas e Porto União, filhos de associados da Cooperalfa.

O instrutor dessa etapa Gilmar Mumber ressalta que todo empreendedor identifica ideias de negócios ou melhorias, que dependendo da oportunidade ou momento, podem ser uma alternativa para a geração de lucros na atividade.

“O que ocorre em muitas situações é que as ideias de negócios, por si só, não são garantia de sucesso. Existem alguns empreendedores que apenas observam as vantagens ou os benefícios para implantá-las e, muitas vezes, os riscos de muitos empreendimentos começam a surgir depois que o negócio está ativo”, enfatiza Gilmar ao falar da importância de trabalhar o tema com os jovens.

O comportamento do empreendedor, segundo Gilmar, deve atender às características que melhoram seu desempenho, pois é necessário ter presente o espírito de pesquisador e a criatividade para que as ideias possam ser analisadas em todas as etapas do plano de negócios. “Com isso, é possível tomar a decisão mais acertada possível”.

Gilmar realça, ainda, que para ser empreendedor atualmente é fundamental comprometimento com o próprio negócio ou empresa a qual gerencia, além de exercer uma função social com todos os colaboradores e sociedade.

“O sucesso do negócio está diretamente relacionado pela maneira como o empreendedor, através do seu comportamento, age e conduz todas as etapas do negócio. Por isso, é preciso adotar medidas para melhorar o comportamento, visando melhorar as características empreendedoras para, consequentemente, aumentar as chances de conquistar o sucesso. O envolvimento do jovem do meio rural na família e sociedade também é uma iniciativa fundamental para o sucesso dos negócios”, conclui Gilmar. (Fonte: Assimp Sistema Ocesc)

"

Conteúdos Relacionados