Cooperativas podem participar de chamada pública sobre inovação
Brasília (29/10) – O Ministério da Educação (MEC) prorrogou nesta semana o prazo final para inscrição na chamada pública Inovação e Criatividade na Educação Básica. O objetivo da chamada é mapear e caracterizar as intervenções inovadoras que ocorrem em nível local, por iniciativa de escolas, comunidades ou outras organizações educativas. As organizações que apresentarem as características de inovação e criatividade serão reconhecidas e divulgadas pelo MEC. A partir das experiências coletadas o ministério pretende, em fase posterior, criar uma política pública que fomente a inovação e a criatividade, estimulando escolas e organizações a colocar em prática concepções de educação que rompam com o padrão tradicional e criem modelos que formem os alunos em uma perspectiva de desenvolvimento integral.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO – A inovação e a criatividade serão avaliadas em termos de gestão do projeto político pedagógico, currículo escolar, ambiente físico, metodologia pedagógica e articulação com outros agentes.
PÚBLICO-ALVO – Podem participar da chamada pública escolas públicas de educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico e EJA) das redes públicas federal, estaduais/distrital e municipais; escolas privadas de educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e/ou ensino médio integrado e EJA); associações, organizações sociais (OS) e organizações da sociedade civil que atuam no campo da educação com crianças, adolescentes e/ou jovens; e instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais que atuam com crianças, adolescentes e/ou jovens.
INSCRIÇÕES – Para se inscreverem, os interessados devem preencher o formulário online até o dia 11 de novembro. A previsão é que o resultado seja divulgado em 11 de dezembro e o mapa das iniciativas esteja pronto já no começo de 2016. Para mais informações, acesse o site da chamada pública, clicando aqui.