ApexCast traz informações e dicas para exportações para os EUA

Brasília (5/1/21) – O mercado dos Estados Unidos tem inúmeras oportunidades para a exportação de produtos do agronegócio, alimentos e bebidas, e a 36ª edição do ApexCast, o podcast da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), traz informações e dicas para quem quer atuar no país. Participam da conversa o adido do Ministério da Agricultura sediado na Embaixada do Brasil em Washington, Filipe Lopes, o representante do escritório da Apex-Brasil para a América do Norte, Fernando Spohr, e o Superintendente Comercial da cooperativa Copacol, Valdemir Paulino dos Santos. O ApexCast foi lançado em abril deste ano e, toda quinta-feira, um episódio novo é divulgado nas principais plataformas de streaming.

Os convidados da 36º edição apontam setores que estão em fase de abertura de mercado nos EUA e outros já abertos, em que há enorme potencial para o aumento das vendas. Explicam, também, como funcionam os órgãos de controle do país e os documentos necessários para a exportação, além de dar dicas relevantes para quem quer atuar no mercado norte-americano.

Fernando Spohr, da Apex-Brasil, destaca a importância de olhar para cada estado dentro dos Estados Unidos como um mercado diferente, com diversas oportunidades e especificidades. Ele chama a atenção para o Mapa de Oportunidades da Apex-Brasil, ferramenta que auxilia o empresário neste processo de levantar dados sobre o tamanho do mercado para cada produto e sobre os principais concorrentes.

Filipe Lopes, do MAPA, destaca setores que estão em processo de abertura de mercado, como abacate, lima ácida, abóbora, camarão de captura, caroço de algodão, ovos e ovo-produtos, e outros que já estão abertos, com enorme potencial para expansão das vendas, como lácteos, pulses (leguminosas para alimentação) e pescados. Ele ainda explica quais são os órgãos de controle e os documentos necessários para a exportação, além de como a Adidância pode ajudar.

Já Valdemir Paulino, da Copacol, conta como a cooperativa se planejou e se preparou, ao longo de três anos, para vender filé de tilápia resfriada para os Estados Unidos, participando de feiras e buscando as certificações e documentações necessárias. (Com informações da Apex-Brasil)

Ouça nas principais plataformas:

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