Premiação valoriza queijo mineiro
Produto tipicamente mineiro, o queijo minas artesanal terá um espaço na feira agropecuária Superagro 2011 abrangendo a produção das regiões Serro, Canastra, Araxá, Cerrado e Vertentes. A iniciativa é uma parceria entre o Sistema Ocemg-Sescoop/MG, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Emater-MG. O concurso acontecerá durante a 7ª edição da feira que acontece de 25 de maio a 5 de junho de 2011, no Parque de Exposições da Gameleira/Expominas, em Belo Horizonte (MG).
O prêmio valoriza o queijo minas artesanal dos produtores de cooperativas cadastrados no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) além de incentivar a produção com qualidade e, por meio da divulgação, buscar novos mercados e consumidores para o produto. Durante a Superagro, serão premiados os cinco melhores produtos que serão avaliados pela textura, cor, consistência, sabor, aroma e apresentação.
O queijo minas artesanal é uma tradição mineira desde o século XIX quando, já com a presença dos portugueses no Brasil, os operários produziam queijo para levar para as minas, como forma de conservar o leite.
Vale destacar que, desde 2006, o Sistema Ocemg/Sescoop-MG é parceiro do Programa Queijo Minas Artesanal, que tem como foco a melhoria da qualidade do queijo minas fabricado no Estado por meio de ações de capacitação dos produtores, estímulo às boas práticas agropecuárias e de fabricação para o cadastramento no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).