Missão Eleva Japão conecta coop brasileiro à inovação nipônica
- Artigo Principal
Imersão mostra como país une tradição, método e inovação no fortalecimento de cooperativas
Um mergulho em uma cultura milenar que sabe combinar tradição e futuro com maestria: a Missão Eleva Japão, iniciativa do Sistema OCB por meio do Sescoop Nacional, levou 18 representantes de Organizações Estaduais das Cooperativas (OCEs) dos estados do Paraná, Espírito Santo, Maranhão e Rio Grande do Norte para uma imersão em inovação com propósito no Japão. A missão começou em Tóquio no dia 12 de maio e se estende até o dia 18.
Com o tema Inovação com propósito – conectando tradição e futuro cooperativista, a programação foi planejada para explorar como as organizações japonesas conseguem preservar valores culturais profundos ao mesmo tempo em que lideram movimentos de inovação em larga escala. E esse equilíbrio é uma das grandes inspirações que os participantes levam na bagagem.
Durante três dias de curso intensivo, o grupo teve contato com metodologias consagradas da gestão japonesa, como o Kaizen — filosofia de melhoria contínua —, e com cases de reinvenção de grandes empresas, como a Fujifilm. Uma das palestras mais marcantes comparou a trajetória da organização, que conseguiu se reinventar com inovação após a era dos filmes fotográficos, com a decadência da Kodak, que não acompanhou a transformação digital. A mensagem foi clara: tradição é base, mas inovação é sobrevivência.
Para Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, que acompanha a missão, a experiência se mostrou extremamente rica. “Pudemos aprender e visualizar práticas que nos permitiram observar como os japoneses lidam com os desafios e conseguem seguir avançando em um mundo cada vez mais globalizado. A maneira como eles aprenderam com o pós-guerra e criaram metodologias para melhorar a qualidade de seus produtos é realmente impressionante”, afirmou.
A missão também proporcionou visitas técnicas a duas das maiores organizações cooperativistas do Japão. A primeira parada foi na Japanese Consumers’ Co-operative Union (JCCU), cooperativa de consumo fundada em 1951, que reúne mais de 30 milhões de membros. Além de oferecer produtos de qualidade com marca própria, a JCCU se destaca por iniciativas sociais e sustentáveis, como apoio à educação infantil e certificações ecológicas.
A segunda visita foi à Zen-Noh, braço da Federação Nacional das Associações de Cooperativas Agrícolas (JA-Zenchu), que atua em toda a cadeia do agronegócio japonês. A Zen-Noh apoia cerca de 945 cooperativas e milhões de produtores com assistência técnica, comercialização, representação política e parcerias internacionais.
Guilherme Costa, gerente do Núcleo de Inovação e Inteligência do Sistema OCB, explicou que a programação foi pensada para oferecer o máximo de experiências voltadas para a importância da busca pelo novo, evitando o medo de errar. "Nossa missão ao Japão foi uma oportunidade ímpar para mergulhar no modelo organizacional e cooperativista japonês, que combina dedicação à excelência e propósito. Estamos comprometidos em aprender como essa filosofia pode nos inspirar a sempre evoluir, unindo tradição e inovação em nossos projetos", declarou.
O grupo também vivenciou a cultura japonesa em city tours e visitas a templos, compreendendo a dimensão simbólica da tradição que ainda pulsa forte no cotidiano das organizações do país. E foi justamente essa conexão entre passado e futuro, entre valores e inovação, que deu o tom à missão.
A analista de Gestão de Pessoas do Sistema OCB, Amanda Rolim, considerou a missão uma capacitação especial e com grande potencial para que os participantes possam aplicar os aprendizados em suas cooperativas. “O Eleva nos impulsiona a desenvolver times conectados, estratégicos e preparados para transformar. A imersão no Japão trouxe referências inspiradoras e reforçou nosso compromisso com um coop cada vez mais forte. Voltamos com novos olhares e ainda mais motivados”.