Evento internacional em São Paulo discute cooperativismo
São Paulo recebe no dia 7 de junho o I Encontro Internacional de Pensadores em Cooperativismo, com o tema central A Universalização do Fazer Cooperativo. O evento marca ainda o lançamento da primeira Delegacia Brasileira da Associação Internacional de Direito Cooperativo (AIDC) e será realizado, a partir das 8h, no Auditório da Unimed do Brasil, à Alameda Santos, 1.827, 12º andar, Cerqueira César. As inscrições podem ser feitas por meio do site www.scelisul.com.br/eventos.
A Delegacia é uma representação da AIDC no país, órgão ligado à Aliança Cooperativa Internacional (ACI), e tem o objetivo de garantir espaços para discussão e pesquisa de temas sobre direito cooperativo e cooperativismo, promover intercâmbio e relacionamento entre as cooperativas, além de contribuir para o fortalecimento da doutrina e dos princípios do cooperativismo.
O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), Edivaldo Del Grande, e o diretor da ACI, Américo Utumi, estarão presentes na abertura do evento. O primeiro painel do encontro vai contar com a presença do professor doutor Enrique Gadea Soler, da Universidade de Deusto, Bilbao, Espanha; do professor Brasil Salomão, advogado e sócio-presidente da Brasil Salomão e Matthes Advocacia; e do juiz de direito Marcos Vinicius Kioshi Onodera, também conselheiro da Cooperativa de Crédito dos Magistrados do Estado de São Paulo. “Inovação, Empresarialidade Cooperativa e Intercooperação sem Fronteiras” é o tema de início dos trabalhos, que terá a mediação do advogado cooperativista Marco Aurelio Kaluf (AKS Advogados).
“Representação de Cooperativas como Mecanismo de Políticas Governamentais de Cooperativismo” é o tema do segundo painel, que conta com a participação do professor Heleno Taveira Torres, professor associado de Direito Tributário da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; do professor Haynner Batista Capettini, assessor jurídico da OCB/ES e do Sescoop/ES; do professor da Unisepe Rodrigo Ragni, especialista em Direito Tributário; e do advogado Paulo Vieira, consultor jurídico da Ocesp. A mediação é do professor da Unisepe Wendel Bonetti.
O painel de encerramento do encontro, que será mediado pelo advogado cooperativista Fábio Telles Siqueira (AKS), vai debater o tema “Cooperação, Cooperativismo e Crise da Cidadania”, com o professor doutor Jorge Blanco, da Universidade de Deusto, Bilbao, Espanha; o professor José Cláudio Ribeiro, da Universidade Presbiteriana Mackenzie; a professora Rosângela Barbosa, da Unisepe, USP e Uninove; o presidente da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino; e o professor doutor José Eduardo de Miranda, bolsista da CAPV-Unesco pela Universidade de Deusto, em Bilbao, Espanha.
O encontro é organizado pela Ocesp, AKS Advogados, Unisepe e Miranda e Correia Lima Advogados. A programação completa do evento está à disposição no site www.scelisul.com.br/eventos. O evento conta com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP), Unimed, Sicoob, Bancoob, Uniodonto, Fecoeresp, Unicred, Magiscred e Cooplantio. (Fonte: Ocesp)