cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

‘‘O interesse pela comunidade está no DNA cooperativista’’, Sônia Rocha, em lançamento no RN

Mesmo antes do lançamento oficial da campanha Dia de Cooperar 2017 em Natal/RN, as cooperativas potiguares já estavam alinhadas com o propósito de substituir as ações pontuais por projetos estruturados. Durante todo o dia 14, terça-feira, os cooperados debateram os trabalhos até aqui e iniciaram as preparações para o que pretendem realizar de forma continuada este ano.

‘‘Em 2017 vamos continuar com a grande festa para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo e também as práticas do Dia C. Porém, as cooperativas já entenderam o quanto é importante estarem juntas das comunidades e realizarem projetos capazes de efetivar mudanças realmente transformadoras. O interesse pela comunidade está no nosso DNA’’, comentou Sônia Rocha, superintendente do Sescoop/RN.

No evento, Patrícia Resende, analista de Desenvolvimento Social das Cooperativas, apresentou, de forma didática, a nova campanha do Dia C para este ano e foi enfática ao afirmar a necessidade de que as cooperativas estejam juntas para apoiar práticas de responsabilidade socioambiental. ‘‘As cooperativas são agentes de transformação nesse processo. A partir de agora, temos uma responsabilidade maior ao adotarmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no desenvolvimento dos nossos princípios e valores’’, disse Patrícia. A analista ainda lembrou que o Dia C já se tornou uma ferramenta própria para colocar a cooperativa em um meio para gerar negócios. ‘‘Precisamos olhar nossas potencialidades internas. É preciso conhecer o próprio negócio para otimizar grandes ideias, para que não precisemos criar algo novo, e sim, aproveitarmos o que já existe para realizar a transformação’’.

Vanderli Araújo, coordenador do núcleo cooperativista da região do Seridó, participa do Dia C desde o projeto piloto em 2012, e ainda assim, estampa a felicidade ao conhecer cada nova campanha. ‘‘É um prazer estar junto e ser exemplo para que outros possam se unir a nós e assim, podermos juntar forças e mudar as realidades ao nosso redor. O Seridó é uma região grande e por este motivo, reforçamos o trabalho de mudança a partir do olhar das cooperativas, baseando o que fazemos também nos objetivos da ONU’’.

E, por mais que o Dia C seja tão conhecido pelas cooperativas potiguares, ainda há aquelas que vão participar do programa pela primeira vez. Como é o caso da Cooperativa dos Produtores Artesanais (COPALA), que agora também faz parte do time que abraçou o Dia de Cooperar. ‘‘Fui em uma oficina do Dia C há algum tempo e ao conversar com outros cooperados percebemos que este é um programa com a nossa cara. Como artesãos, sentimos que podemos fazer a diferença ao ensinar, quem sabe, uma profissão para quem precisa. Sem ações assistencialistas, podemos ensinar a comunidade a ter uma função e assim, terem renda própria’’, comentou Franscileuza Félix, gerente administrativa da COPALA.

No período da tarde, os participantes puderam ter acesso ao site do Dia C e aprenderam como cadastrar os projetos para o controle do Sescoop Nacional. ‘‘Estamos aqui para orientá-los da melhor forma possível. É de extrema importância que os projetos sejam cadastrados no site para conhecermos o que está sendo feito ao redor do Brasil e assim, ajudar quando necessário’’, finalizou a analista Patrícia. 

Conteúdos Relacionados