Cooperjovem capacita professores sobre Pedagogia da cooperação
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), órgão vinculado à Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), promove a partir desta quinta-feira (17/3), no Centro de Treinamento da Epagri, em São Miguel do Oeste, o curso “Pedagogia da Cooperação”. A capacitação, que prossegue até sexta-feira, dia 18, é destinada aos professores das escolas parceiras do Cooperjovem das cooperativas Sicoob São Miguel, Auriverde e Cooper A1.
Através do curso, os professores serão preparados para implementar o programa nas escolas, de modo a incluir na prática pedagógica os princípios, valores e métodos da educação cooperativa. Para isso, além de enfocar os temas específicos do Programa, o curso abordará também as características do ensino por competências e a utilização adequada de estratégias didático-pedagógicas.
O curso Pedagogia da Cooperação teve início no mês de fevereiro e prossegue até maio em todas as regiões do Estado. Serão formados professores de 43 escolas que aderiram ao programa em 2010.
O Cooperjovem é um programa de formação juvenil implantado na rede de ensino público municipal e estadual de Santa Catarina, visando fortalecer o cooperativismo através da inserção de uma proposta educacional construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação.
Em 2010, o programa passou por uma nova proposta de estruturação do processo metodológico e de implementação na rede de ensino público municipal e estadual de Santa Catarina. As inovações, segundo a coordenadora Patrícia de Souza, foram orientadas para o fortalecimento e expansão do programa para as escolas que já participam e para as escolas que estão aderindo. Esse trabalho começou a ser desenvolvido em março de 2010, com base em um levantamento de informações, visitas e reuniões realizadas nas escolas integradas ao programa desde a sua implantação em 2001 no Estado.
O programa envolve mais de 200 professores capacitados e preparados para executar o programa que beneficia, anualmente, mais de 5.000 alunos do ensino fundamental. (Fonte: MB Comunicação)