cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS

Cooperados mirins do RS visitam escolas e cooperativas mirins do Paraná

"

Porto Alegre (5/11) – De 27 a 31 de outubro, dois jovens da Cooperativa Escolar Bom Pastor (Cooebompa), de Nova Petrópolis -  região da serra gaúcha - Ângela Fuhr e Steven Schildt, visitaram algumas escolas e cooperativas mirins do Paraná, dentro do programa de incentivo do Instituto Sicoob.

O professor e coordenador da cooperativa gaúcha, Everaldo Marini, também acompanhou as visitas. O objetivo da vinda dos jovens foi de compartilhar histórias, experiências e a realizar de um intercâmbio cultural voltado ao cooperativismo.

Emanuelle Moraes, Gestora do Instituto Sicoob, explicou que em cada visita realizada, foi visível o impacto positivo que os estudantes receberam, “Apresentando o projeto e sensibilizando alunos e professores na constituição de novas cooperativas, os diálogos para troca de experiência e motivação dos sócios, essa visita vinda de Nova Petrópolis dará uma nova perspectiva aos alunos paranaenses”.

Passando por Londrina, Mandaguari, Maringá, Paranavaí e Toledo - por meio do Instituto Sicoob, em parceria com o Sicoob Metropolitano, Sicoob Norte, Sicoob Noroeste e Sicoob Oeste – cada visita representou um novo patamar de realizações expostas por cada cooperativa mirim, que receberam os jovens visitantes de braços abertos. No total, foram 13 escolas visitadas e incontáveis aprendizados contados.

“O que mais me impressionou foi a motivação, o entusiasmo e o amor ao cooperativismo que as crianças e jovens daqui demonstraram com as cooperativas e tudo que elas representam. É impressionante o compromisso que todos têm em disseminar e praticar o cooperativismo”, diz Ângela.

O cooperativismo visto e aplicado desde tão cedo, pode moldar a nossa sociedade, transformar algumas situações adversas e por meio da conscientização social, ambiental e financeira, garantir um futuro de oportunidade a todos.

“A animação, motivação e poder de mudança que o cooperativismo nos traz, firma que a união e o poder de cooperação podem mudar muitas vidas, por mais difícil que sejam as realidades de cada um”, explica a jovem de Nova Petrópolis, enfatizando que tanto ela, quando o Steven - também ativo na Cooebompa - levarão para o Rio Grande do Sul experiências incríveis relatadas pelos jovens daqui, que também puderam aprender muito com todo o trabalho que é realizado na cidade gaúcha.

COOEBOMPA - Os alunos da Escola Bom Pastor fundaram em 18 de novembro de 2010, a primeira cooperativa escolar de Nova Petrópolis. Além da forte presença dos sócios fundadores, os alunos foram prestigiados pelos professores; por uma comitiva de autoridades do cooperativismo regional; do poder público municipal; pela mensagem da professora Lilia Kuse, do Instituto Cooperativo de Enseñanza Superior de Sunchales, na Argentina; pela direção e equipes pedagógicas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor e Escola Técnica Bom Pastor. A criação da Cooperativa Escolar é fruto da irmandade entre Nova Petrópolis e Sunchales - Capital Nacional do Cooperativismo na Argentina. (Assimp Sistema Ocergs)

"

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.